As datas de aplicação do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) mudaram. Antes marcado para outubro, as provas foram transferidas para novembro: dia 19 público geral; e dias 24 e 25 para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa.

O Encceja é destinado aqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.

Para o Ensino Fundamental, os participantes farão provas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

Já no Ensino Médio a avaliação inclui itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Na edição deste ano, 1.573.862 candidatos se inscreveram. Destas, 301.583 farão provas para o Ensino Fundamental e 1.272.279, para o Ensino Médio. O cartão com o número de inscrição, data, horário e local de realização das provas estará disponível no site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.