Nos dias 8 e 9 de novembro, a Secretaria da Educação aplica mais uma edição das provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Neste ano, mais de 1 milhão de estudantes do 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e à 3ª série do Médio farão o exame nas 91 Diretorias. Além das equipes gestoras e professores, é importante que alunos e famílias entendam o que é e o alcance do Saresp.
Confira as sete principais dúvidas:
1) O que é?
O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.
2) Qual a finalidade?
Produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica de São Paulo. Os resultados apresentados permitem que a escola analise o seu desempenho e, com o apoio da Secretaria, melhore a qualidade de aprendizagem dos alunos e da gestão escolar.
3) Conteúdo da prova?
A prova é composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha).
4) Quem fiscaliza as provas?
Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada.
5) Como é o sistema de avaliação?
Os resultados da avaliação são consolidados em boletins, que podem ser consultados pelas escolas estaduais. Os dados extraídos nas provas de novembro estarão disponíveis já em janeiro, antes da volta às aulas.
6) É preciso estudar para a prova?
O Saresp avalia toda a trajetória escolar. Por isso, não é preciso um estudo dirigido. De qualquer forma, a orientação da Secretaria é que os estudantes leiam as instruções dos cadernos de prova com atenção, confiram os itens da folha de resposta e, principalmente, não faltem.
7) Qual a importância da participação?
A participação é fundamental para que a Educação possa fazer uma radiografia mais fiel da qualidade do ensino das escolas e de toda a rede e onde é preciso avançar.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo