O primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), domingo, 5, movimentou as quatro unidades de ensino de Dracena, onde o exame foi aplicado para alunos do município e cidades da região. Os portões foram abertos às 12h, fechados às 13h e as provas começaram às 13h30.

As provas em Dracena foram realizadas na Fundec, Colégio Anglo, Escola João Vendramin e no CEP-UME (Centro de Educação Profissional- Unidade Modelo de Ensino) com previsão de terem comparecido cerca de  2,1 mil  alunos de Dracena e região.

Dados divulgados ontem,6, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aloísio Teixeira (Inep), apontam que dos 6,73  milhões de inscritos no Enem,  30,2% não compareceram ao primeiro dia de provas. É o maior índice de abstenção desde 2009, quando foram registradas 37,7% de ausências.

Em Dracena, a reportagem procurou levantar os números de ausências, mas ontem, segunda-feira, o IBGE local não atendeu as ligações telefônicas por estar em mudança de local da sede.

No total em todo o país, segundo o Inep, 273 pessoas foram eliminadas no primeiro dia, sendo que 264 foram por descumprimento das regras gerais do edital e nove por terem algum equipamento identificado pelos detectores de metal. Em 2016, o exame teve 3.942 eliminações ao final do primeiro dia e 4.780 no segundo.

Neste ano não foi identificado nenhum caso de candidato usando ponto eletrônico, apenas uma pessoa que usava um fone de ouvido, que foi desclassificada.

REDAÇÃO- O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que a decisão do MEC de não recorrer da decisão judicial que proibiu a atribuição de nota zero a redações que desrespeitem os direitos humanos no Enem foi para dar tranqüilidade aos candidatos. No primeiro dia do Exame foram aplicadas provas de redação(com o tema: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”) , linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). O segundo dia das provas será neste domingo,  12,  com questões de matemática e ciências da natureza. (Com informações da Agência Brasil)

 

 

Estudantes da cidade e região fazem provas do Enem em quatro escolas de Dracena