A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Nova Guataporanga concluiu o Levantamento Cadastral das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), que está sendo realizado pelo governo estadual. Em nível regional este levantamento está sendo coordenado pela CATI regional de Dracena e no município, o levantamento é coordenado e realizado pela Casa da Agricultura.

O LUPA é um levantamento censitário realizado em todas as propriedades rurais, na qual são coletados dados sobre diversas áreas do setor, por meio de entrevista junto ao proprietário, arrendatário, parceiro, funcionário ou outro informante da área.

No último levantamento, realizado em 2007/2008, existiam 165 propriedades rurais e no levantamento atual chegou-se ao total de 148 propriedades. Das várias culturas existentes no município, a cultura do urucum se destacou com uma áreade 130,9 hectares (levantamento 2016/2017), no levantamento anterior (2007/2008) a área era de 49,2 hectares, um aumento de 166 %.

Este levantamento é realizado em sua totalidade, ou seja, em 100% dos imóveis rurais, estrategicamente no ano agrícola e em intervalos de tempo de cerca de 10 anos.

O primeiro levantamento foi realizado em 1995/1996, depois em 2007/2008 e agora em 2016/2017. Desta forma, o LUPA representa uma “fotografia do momento” da agricultura e pecuária, e seus resultados balizam o Estado em políticas públicas, estatísticas agropecuárias, planejamento diversos, fonte de informações sobre extensão e abrangência de explorações agrícolas e pecuárias, tecnologias empregadas, sustentabilidade, agricultura familiar, tendências, dentre outras informações, além de disponibilizar dados gerais e específicos sobre a agricultura paulista, de forma dinâmica, regionalizada e organizada à sociedade, seguindo as normas vigentes.

Essa coleta de informações está fundamentada na Lei nº 8.510/93 que exige que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento mantenha dados sobre área cultivada de todo o Estado, um dos fatos geradores do cálculo para definição do percentual de participação do município no ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Daí a grande importância do levantamento junto aos imóveis rurais realizado pela Casa da Agricultura, se cumpra da melhor forma possível e no prazo estipulado, com engajamento e apoio das Prefeituras Municipais, como tem ocorrido nos municípios que já concluíram o levantamento.