O 3° Dia de Campo de Olericultura dos alunos da terceira turma de Engenharia Agronômica que cursaram a disciplina de Olericultura da Unesp/Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas-FCAT Campus de Dracena, sob a orientação da professora doutora Pâmela Gomes Nakada Freitas, tendo como público-alvo a Escola Alfredo Machado, do Jardim Brasilândia aconteceu no mês de novembro. Olericultura refere-se à produção de hortaliças, e os alunos da Agronomia conduziram a horta sob ambiente protegido, no qual realizaram manejos como: coleta de amostra de solo, preparo do solo, semeadura direta, semeadura das bandejas, fertirrigação nas bandejas, preparo de canteiros ou camalhões, transplante de mudas, replantio e desbaste, manejo de plantas daninhas, adubação de cobertura e aplicação de óleo de Neem para o controle de insetos e calda bordalesa para controle de doenças. Este manejo foi executado em várias espécies olerícolas tais como: alface, cenoura, berinjela, rabanete, couve, couve-flor, tomate, pepino, melão, moranga, feijão vagem, pimentão, salsinha, coentro, manjericão, entre outras.
As atividades tiveram como principal objetivo colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula, e ao final transmitir os conhecimentos aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola Alfredo Machado proferindo o Dia de Campo.
A escola foi selecionada devido a demanda das professoras Marines Regina BernardinelliSquincaglia (Vice Diretora) e Neide ValeroKamya (Coordenadora). Contataram a Unesp para que fossem auxiliados na instalação de uma horta juntamente com seus alunos, onde já foi iniciado as atividades diante da existência do Projeto de Extensão Universitária intitulado: “Horta Solidária nas Escolas”, sendo conduzido pela aluna bolsista Isabela Ribeiro Martins, graduanda do curso de Agronomia do 4° período e por sua orientadora, a qual é a mesma que ministra a disciplina de Olericultura.
Os alunos da escola prestigiaram com muita atenção e curiosidade, no qual adquiriram experiência com as citadas culturas para manejar a horta da Alfredo Machado.