A Diretoria de Saúde de Junqueirópolis através do setor de Vigilância Epidemiológica, com participação dos demais setores da pasta, realizou durante a última semana (entre os dias 4 a 8), várias ações de conscientização visando o combate ao Aedes Aegypti.

Junqueirópolis se uniu para realizar a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti sob o lema “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”, com ações de mobilização social em todas as unidades de saúde do município e nos vários setores municipais, com o intuito de promover educação continuada sobre os cuidados e controle da dengue, chikungunya e Zika(arboviroses).

O destaque da mobilização foi a caminhada na manhã da quarta-feira, 6, contando com a participação de funcionários da saúde, esporte e promoção social, terceira idade e voluntários, que passaram pelas vias principais da cidade levando mensagens orientadoras através de cartazes e serviço de som.

De acordo com o diretor de saúde, Adílio Bortolato, nesta época do ano (final de primavera e início do verão), quando o calor e as chuvas tornam o ambiente propício à proliferação do mosquito, as ações de intensificação no combate e eliminação de criadouros, e mobilização social, devem ser ampliadas com a participação de todos, poder público e população.

As medidas de prevenção são de responsabilidade de todos e fácil de realizar, bastando olhar para pequenos detalhes que em muitas vezes passam despercebido, evitando recipientes que possam servir de criadouros para a reprodução do mosquito, é a melhor maneira de prevenção contra uma epidemia de dengue no município.