Muitas pessoas estão desanimadas hoje. O desencorajamento leva ao pessimismo, ao desespero e ao negativismo. Este ciclo de desânimo, depressão e desespero precisa ser quebrado.  A questão é: como você faz isso? Como, quando o mundo inteiro se apresenta cada dia mais decadente?  Como você atravessa essa vida com alegria num mundo tão decaído? É possível recobrar o ânimo?

Posso parecer simplista, mas para mim o próprio Natal é a resposta para combatermos o desânimo e o pessimismo. Não me refiro aos presentes, luzinhas, músicas natalinas, etc.Falo da realidade do Natal sem essas “armadilhas”, que nos dá a resposta ao problema do desânimopara todo o ano, não apenas em dezembro.

Considere o que diz o SENHOR …- Isaías 51.1: O Senhor Deus diz: “Escutem, os que procuram a salvação, os que pedem a minha ajuda! Lembrem da rocha da qual foram cortados, da pedreira de onde foram tirados.Isaías escreve para a família de Deus – para aqueles que buscam a justiça e o Senhor. Ele diz: “escutem”. Isso significa “prestem atenção e façam algo sobre o que vou lhes dizer”. Qual é o conselho de Isaías às pessoas desanimadas e desencorajadas? Ele diz: Olhe para a rocha de onde você foi cortado, o buraco do poço do qual você foi tirado. O Natal é um momento em que nos lembramos do caráter de Deus, e que somos formados a partir desse molde pelas mãos do Oleiro, isto é, Ele mesmo!Este é um momento em que devemos procurar olhar para o rosto Daquele que nos amou e veio até nós na Pessoa de Jesus. 

Se você está desanimado, deprimido, perto do desespero – regozije-se!O Natal é um chamado para crermos nas promessas do Senhor, ouvirmos Sua doce e amorosa voz, olhar para o Alto em contemplação e fé, confiando em Sua força, amor e poder!

O Natal é a evidência de que o Deus que criou esse universo também o ama, e nuncate deixará sozinho nos momentos sombrios. O desânimo certamente vem nas duras circunstâncias da vida. Mas não precisa ser assim! O caráter de Deus, Suas promessas, Sua justiça e Sua força quebram as cadeias do desânimo, do desespero e de qualquer outra coisa que Satanás tente contra você! Se achegue ao lado do SENHOR e não saia de lá, sendo assim tratado por Deus e restaurado.Isso sim é compreender o verdadeiro espírito do Natal!

 

*Pastor Presbiteriano