Alguém pode perguntar: “É mesmo necessário fazer planos para 2018, uma vez que a Palavra de Deus traz todas as orientações e resoluções Dele para nós?” Elaborar nossa própria lista de planos, eles argumentariam, é, na melhor das hipóteses, supérfluo! No entanto, a Palavra de Deus nos dá não apenas permissão para fazermos planos, como também boas razões para os fazermos. 

O grande homem de Deus Jonathan Edwards, ainda com 19 anos, conhecia suas fraquezas e estava ciente da natureza destrutiva de seu pecado; então ele resolveu fazer e manter certas resoluções em seu esforço para viver para a glória de Deus. É, com certeza, um belo e importante exemplo de planejamento! Abaixo, discorro rapidamente sobre alguns princípios bíblicos para você sonhar para o ano de 2018.

Planeje com sensibilidade. Devemos ser sensíveis e razoáveis em fazer nossos planos. Eles devem ser exequíveis. Se nos aventurarmos em fazer projetos mirabolantes como resultado de nossas grandes ilusões e vaidades, é certo que não teremos êxito. Provérbios 14.29 nos diz que“o precipitado revela insensatez…”.

Planeje dependentemente. Disse Jesus Cristo: “Sem mim, nada podeis fazer”(João, 15.5). Devemos ser humildes ao reconhecer a verdade de que todo projeto deve ser elaborado em dependência de Deus. Precisamos entender que só podemos realizar as coisas através de Cristo que nos fortalece; significa que devemos depender de Sua força continuamente não só para fazermos todas as coisas, como também para perseverarmos em nossas decisões (Ef 3.16Cl1.11). Carecemos da graça de Deus ao reconhecermos nossa fraqueza, confiando continuamente na força de nosso SENHOR (2 Co 12.7-10).

Planeje humildemente. Ao fazermos nossos planos diante de Deus, não devemos entrar em Sua presença com arrogância, como se Ele tivesse a obrigação de agir conforme nossos desejos. Devemos planejar com humilde confiança em Sua graça, pois buscamos não apenas as bênçãos, mas a Pessoa que nos abençoa.

Planeje amando a Cristo. Não podemos resolver fazer nada com uma atitude egoísta diante de Deus. Planejar não é apenas a definição de metas para que tenhamos vidas mais felizes. Somos chamados por Deus a viver de acordo com a Sua vontade, não a nossa – por amor de Cristo – porque não é para nós, senão para Ele toda a glória (Salmo 115.1)!

Termino com um princípio fundamental: a soberania de Deus. “Em lugar disso, devíeis dizer: Se o SENHOR quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15). Feliz e abençoado Ano Novo!

 

*Pastor presbiteriano