A formatura da 1ª turma de Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) da Unesp Dracena foi realizada no auditório Geraldo Mariano Alves, na Unifadra/Fundec, na sexta-feira, 15. O nome escolhida para a referida turma foi “Prof. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo”.
A mesa foi presidida pelo diretor da FCAT, professor doutor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, também compuseram a mesa o vice-diretor da FCAT, professor doutor Fábio ErminioMingatto; o coordenador do curso professor doutor Ricardo Velludo Gomes de Soutello; o paraninfo da turma, professor doutor Anderson Chagas Magalhães; e o patrono da turma professor doutor Ronaldo Cintra Lima. A Prefeitura foi representada por Sílvio Aparecido Rodrigues, a Câmara Municipal pelo vereador Kielse Muniz , e a Fundec por Adenildo Chrispim Moreira. Vários professores e alunos que se destacaram no curso foram homenageados.
Dos 20 alunos que concluíram o curso, 10 são moradores da região (5 de Dracena, 3 de Junqueirópolis, Tupi Paulista e Panorama têm 1 aluno, respectivamente). A outra metade é formada por estudantes de várias cidades do interior do Estado.
Na avaliação do diretor executivo da Unesp, o professor doutor Paulo Figueiredo, formar a primeira turma de Engenharia Agronômica é o resultado de um trabalho que teve como objetivo ampliar as ofertas de cursos na Unesp, de forma particular na FCAT. “A escolha do Curso de EA se deu em razão da grande proximidade existente com a Zootecnia, que havia sido implantada em 2003. Dessa maneira, o aproveitamento do corpo docente assim como dos técnicos-administrativos tem ocorrido de forma plena e perfeitamente otimizada, proporcionando um racional uso do dinheiro público”, considerou.
Ainda de acordo com o professor doutor, os desafios e planos para o andamento do curso são “melhorar ainda mais as condições para o seu funcionamento. Isso significa investimentos no corpo docente, nos técnicos-administrativos, além da estrutura física e de equipamentos que deverá ser ampliada”, pontou.
Atualmente, após a formatura, há 177 alunos regulares no curso de Engenharia Agronômica. No curso de Zootecnia há 200 alunos regulares.