Neste mês, 82 escolas da rede pública ganham novo visual, 13 delas em municípios com estabelecimentos prisionais subordinados a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste).  A tarefa é realizada por 2.075 reeducandos do regime semiaberto de 59 unidades prisionais, sendo que destes, 325 pertencem aos estabelecimentos prisionais de Birigui, Lucélia, Mirandópolis, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Tupi Paulista, Pacaembu, São José do Rio Preto e Valparaíso. Todos foram selecionados para receber qualificação profissional por meio do Programa Via Rápida Expresso, que oferece aulas práticas de pintura em prédios públicos.

Essa ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria de Estado da Educação (SEE) e secretarias municipais de educação. Nesta etapa serão contemplados 50 municípios paulistas, desde a capital até o extremo oeste do Estado.

Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de práticas. As cidades foram escolhidas de acordo com a demanda de reeducandos na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.

A ação, iniciada em 2016, já qualificou 18794 reeducandos e contemplou 167 escolas e outros 189 equipamentos públicos, entre eles, hospitais. 

VIA RÁPIDA EXPRESSO – É uma modalidade do Programa Via Rápida coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado SDECTI) que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade, internos em regime semiaberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.