Quem já passa pela sala de TVda Casa dos Velhos de Dracena pode notar um belo aquário com vários peixes ornamentais.

A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT),Unesp de Dracena, em parceria com a Casa dos Velhos, por meio do projeto de extensão intitulado como ‘Aquaponia: Uma Opção Tecnológica para Melhorar a Qualidade de Vida dos Habitantes da Região da Alta Paulista’, desenvolvido pelos alunos de graduação Máldoni Weslei dos Santos Sousa, Willian Cesar Bellini e Lucas da Silva Alves, sob a orientação do professor Celso Tadao Miasaki, construíram no segundo semestre do ano passado, um sistema de aquaponia doméstica.

Um dos objetivos do projeto é fornecer o entretenimento aos idosos e visitantes. O sistema aquapônico propicia um ambiente agradável, o aquário foi povoado com peixes ornamentais (kinguios) e cultivado alfaces na parte hidropônica.

A assistente social Adriana Cristina Valette foi à colaboradora responsável pelo desenvolvimento do sistema aquapônico na Casa dos Velhos, juntamente a com a equipe da entidade. Adriana e demais integrantes da entidade são responsáveis por alimentar os peixes duas vezes ao dia, observar o desenvolvimento das alfaces e realizar a limpeza (sinfonagem) do aquário.

Atualmente, a Casa dos Velhos de Dracena atende 38 idosos, sendo 21 homens e 17 mulheres, a partir dos 60 anos.