Esta semana começou chuvosa e conforme a previsão da meteorologia deverá permanecer. A Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, de Dracena registrou entre segunda-feira e ontem, até o início da tarde, 65 milímetros de chuvas. A informação é do diretor responsável, engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo.
Ele afirmou que a tendência é a partir deste mês, o tempo começar a apresentar dias de temperaturas mais amenas deixando para trás aquele calorão insuportável.
A temperatura entre hoje e domingo deverá variar dos 21°C ao 33°C.
Pelozo informou que neste mês já choveu 165 mm enquanto que no ano passado, o mês de fevereiro teve 43,5 mm. “A média histórica de chuvas do mês de fevereiro corresponde a 180 mm em Dracena. Este mês deverá atingir mais que a média porque estamos no dia 20 e já choveu 165 milímetros”, explicou. As medições de chuva da Cati são feitas desde 1953.
Pelozo comentou que a maior intensidade de chuva compromete a produção das hortaliças por serem mais sensíveis, por outro lado para as demais produções agrícolas é muito bom. “O tomate, alface e morangos, para citar alguns exemplos, ficam com a qualidade comprometida, afetando a produção e posteriormente registrando aumento de preços”.
PREVISÃO – O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) informa que hoje haverá variação de nuvens com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas de manhã. Há 80% de chance de chuva.
Para amanhã, haverá períodos curtos de abertura do tempo intercalados com nebulosidade, com apenas 5% de probabilidade de chover.
Na sexta-feira, variação de nuvens pela manhã com chance pequena de pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.
No sábado e domingo, a chance de chover é de 80%, segundo o CPTEC.