Em Dracena ainda é possível notar uns dos meios de transportes mais antigos, a carroça. Dois pontos estão localizados na rua Martin Afonso, perto do terminal rodoviário, na Vila Barros. A maioria idosa e de antigos moradores da cidade têm a atividade como ganha pão.

Nas últimas semanas, devido à invasão ocorrida na linha férrea por moradores da cidade com o apoio da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), alguns carroceiros falaram com a reportagem do JR sobre o medo de perder o ponto.

José Lomba, 66 anos, disse que há mais de 25 anos o ponto de carroça está localizado às margens da linha férrea, na rua Martin Afonso. Segundo ele, o local é encontro dos carroceiros para prestar serviços de fretes à população.

Assim como outros cinco carroceiros que se encontram diariamente sobrevive dos fretes geralmente de entulhos da construção civil e galhos. Lomba informa que o frete feito com carroças custa R$ 25 (a viagem). Ele cita que a procura pelo serviço reduziu muito nos últimos anos.

O cavalo ‘Gaúcho’ utilizado por Lomba chega a puxar 300 quilos por viagem. O carroceiro ressalta que as carroças possuem placas de identificação do serviço e têm a permissão da Prefeitura para desenvolver a atividade.

Os entulhos e galhos transportados pelos carroceiros são dispensados em um lixão que há no recinto da Fapidra.