A Bíblia não é uma leitura leve. Nela encontramos narrativas cheias de assassinatos brutais, assuntos sexuais desprezíveis, manipulação e extorsão. Quando observamos a história humana à luz da Bíblia, podemos ver que o mal nos manchou a todos. O texto de Romanos 3.23 nos diz que todas as pessoas pecaram e, portanto, estão separadas de Deus. O apóstolo Paulo resume a nossa situação desesperadora dizendo que éramos “sem esperança e sem Deus no mundo” (Efésios 2.12).

No entanto, ao longo da narrativa bíblica, Deus também nos faz a promessa de um Salvador. Jesus veio para nos trazer esperança, cumprindo todas as profecias messiânicas (Isaías 11.10; Romanos 15.12; Isaías 42. 4; Mateus 12.21).

Quem está verdadeiramente em Cristo espera pelo futuro, pois sabe que será redimido. Espera pelo presente, pois sabe que não está sozinho, mas é amado e cuidado por Deus. Quanto ao passado, o cristão sabe que seus pecados não são maiores do que o amor de Deus para perdoar, e do Seu poder para transformar.

Quando nós, como crentes, falamos de esperança, não queremos dizer um desejo que pode ou não ser realizado, pois a nossa esperança é certa! Nossa esperança do perdão, da reconciliação com Deus e a vida eterna, recai sobre a obra consumada por Jesus. O Filho de Deus, perfeito, morreu para pagar pelos nossos pecados e ressuscitou da morte para que também nós pudéssemos ter vida.

Paulo descreve Jesus Cristo como “nossa esperança” (1 Timóteo 1.1) e “a bendita esperança” (Tito 2.13). Jesus não só veio trazer esperança. Ele é a nossa esperança! Temos esperança porque Jesus perdoou-nos. Conhecer Jesus traz satisfação, independentemente de bens materiais, e alegria apesar das circunstâncias difíceis. Nada pode destruir essa esperança, porque está guardada no céu, onde nenhum poder terrestre pode tocá-la. ” Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, que não se acaba, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pedro 1.3-5).

À medida que a realidade do sacrifício de Cristo penetra nos nossos corações, deixamos nossos desejos egoístas. Começamos a servir nossas famílias, nossos vizinhos e até estranhos na rua. Embora eventos mundanos, dolorosos e estressantes ameacem diminuir nossa esperança, Jesus a renova sempre que O buscamos. O mundo não tem esperança. Os seres humanos estão clamando para preencher suas vidas vazias com coisas efêmeras. Jesus veio trazer esperança, Ele é a nossa esperança, e Ele está vivo! A esperança de Jesus é real e viva em você?

 

 

*Pastor presbiteriano