Os criadores de aves de corte e postura de Dracena e região devem se atentar quanto ao prazo para a solicitação no registro do Serviço Veterinário Estadual (SVE), que se encerra no dia 3 de março. A solicitação é necessária para realização de vistoria e emissão de laudo de inspeção física e sanitária. Sem a comprovação do requerimento de registro, os criatórios não poderão alojar mais novas aves.

De acordo com o assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) – regional de Dracena, Marcelo Kenji, até quinta-feira, 22, 33 granjas da região que compreende de Panorama a Mariápolis, já efetuaram a solicitação do cadastro para a realização de vistoria e emissão de laudo de inspeção física e sanitária.

Kenji disse que mesmo após o prazo, o criador pode fazer a solicitação do cadastro no SVE. Ainda segundo ele, a Cati local tem cadastradas 500 mil aves atualmente.

Conforme o assistente agropecuário da Cati, os criadores de aves são obrigados a fazer o cadastro no SVE e posteriormente a vistoria, em virtude dos casos da influenza aviária e doença de Newcastle (também conhecida como pseudo peste aviária), que podem surgir nos criadores.

Para obter o registro, as granjas precisam comprovar o cumprimento das normas de biosseguridade.

Segundo Kenji é exigido do criador de frangos uma série de documentos (tanto físico e jurídico). Após a entrega dos documentos é agendada uma inspeção na granja para verificar se as informações prestadas do criador estão de acordo com os papéis entregues.

O assistente agropecuário ressalta que se o criador não realizar o cadastro no SVE está sujeito a pagar multa de 100 UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 25,70.  

 

CRIADOR DE AVES EM TUPI PAULISTA – Há 25 anos, João Eduardo Paes é criador de aves numa granja localizada em Tupi Paulista. Ele informou que diariamente a produção de ovos resulta numa média de duas mil dúzias (24 mil unidades). Segundo ele, já efetuou a solicitação para o registro no Serviço Veterinário Estadual (SVE).