A aula inaugural da 11ª turma da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) foi realizada ontem, 13, na Unifadra/Fundec. O programa é destinado a pessoas com mais de 60 anos, estimulando uma melhor qualidade de vida para a terceira idade. Nos dez anos do programa aproximadamente 500 famílias foram atendidas.
De acordo com a coordenadora da Unati pela Unifadra/Fundec , Maria Angela Maltempi foi apresentado o projeto pedagógico do curso, firmado na gerontopedagogia e educação continuada para adultos visando à qualidade de vida para desenvolvimento de aspectos físicos, mentais e sociais, trabalhando com instrumentos que estimulam a memória com as relações estabelecidas nos encontros semanais melhorando a autoestima e autoconceito.
Os encontros ocorrem nas tardes de terça e quinta-feira, no período de um ano, com atividades divididas em semestres com intercâmbios de cursos, dos alunos da Unifadra. Atualmente são 49 inscritos no programa, que além de gratuito também é aberto para municípios da região. É necessário ter pelo menos 60 anos.
“É um investimento que a família faz na dinâmica das relações intergeracionais, atinge o espaço educacional, melhora o respeito dos jovens, desperta o cidadão idoso para seus direitos e melhora significamente os aspectos psicológicos (autoestima e depressão), estado de saúde em geral. É um investimento neles mesmos”, avaliou Maltempi.
Além de Maria Angela Maltempi, o evento contou com a presença do diretor executivo da Fundec Edson Kai, diretor da FCAT-Unesp Dracena Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, vice-diretor Fábio Ermínio Mingatto, diretora do Centro Dia do Idoso (Quero Vida) Nayara Fabrin representando a secretária de Assistência Social Ana Carolina Bertolini, coordenada da Unati pela Unesp, Pâmela Gomes Nakada Freitas, vice-coordenadora da Unati pela Unesp, Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues, professores, estagiários e alunos.
A Unati é realizada em parceria com a Unifadra/Fundec, FCAT Unesp Dracena e Prefeitura.