Desde o dia 15 de setembro do ano passado, os veículos que transitam pela Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Dracena, principalmente os caminhões de cargas não são mais obrigados a parar na balança fixa de pesagem do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em virtude do término do contrato entre a antiga empresa que desenvolvia os trabalhos e o órgão do Estado. No entanto, esse cenário poderá mudar, a balança fixa do DER poderá ser reativada nas próximas semanas, conforme informou a assessoria de imprensa do órgão estadual à reportagem do Jornal Regional.

Na manhã de ontem, 7, em contato por e-mail com o DER, a assessoria informou que foi homologada e adjudicada no dia 28 de fevereiro, a empresa vencedora do processo licitatório para operar os serviços no local. A empresa ganhadora do certame é a Consórcio VD Balança.

Em relação ao tempo de contrato para desenvolver os trabalhos e o valor firmado, o órgão estadual não se manifestou, mas ressaltou que: “A empresa deverá atender o prazo legal previsto no edital de licitação para assinatura de contrato e dar início aos serviços, que estão previstos nas próximas semanas”. 

 

REPRESENTAÇÃO CONTRA O EDITAL

Desde setembro, a balança deixou de operar, em virtude do término de contrato entre a antiga empresa que desenvolvia os trabalhos e o órgão do Estado.

Na época, o DER informou que os serviços foram encerrados no dia 15 de setembro de 2017 e que ocorreria novo processo licitatório para contratação de nova empresa. Em virtude disso, não foi renovado o contrato emergencial com a antiga empresa e a balança fixa de pesagem deixou de funcionar. Trinta e dois funcionários da cidade e região foram demitidos. No entanto, o DER aguardava um parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para dar continuidade ao certame, após um dos participantes ingressar com representação contra o edital.

No dia 30 de janeiro, no Diário Oficial do Estado, havia sido publicada a classificação das empresas que participavam do processo licitatório para operação dos postos de pesagem fixos (balanças), sendo a vencedora Consórcio VD Balança.

 

UBA – Atualmente o local onde funcionava a balança tornou-se ponto de apoio da Unidade Básica de Atendimento (UBA) do DER, que tem como objetivo socorrer os motoristas em situações de emergência e também vistoriar as condições da malha viária da Alta Paulista.