Mesmo chovendo bastante neste início de ano em Dracena e região, as temperaturas permanecem altas. O diretor da Cati – regional instalada na cidade, o engenheiro agrônomo Luiz Alberto Pelozo informa que as chuvas de fevereiro ultrapassaram a média histórica do mês do carnaval. “Este ano foram 250 milímetros enquanto que a média corresponde a 180 milímetros. Em janeiro, choveu 206 milímetros e a média é de 230”. Pelozo lembra aos leitores: “As medições de chuva da Cati são feitas desde 1953”.

Na noite de domingo, a Estação Climatológica da Unesp local (na rodovia Cmdt. João Ribeiro de Barros) marcou 30.2 mm de chuva. Já o medidor instalado na Cati (centro da cidade) registrou 17.5 mm. Pelozo disse que a chuva caiu com mais intensidade do lado Oeste atingindo com mais rigor Tupi Paulista e Ouro Verde. Ele citou que em Junqueirópolis e Irapuru, por exemplo, a chuva foi mais calma.

A tendência ainda é que os dias continuem quentes e com registros de chuvas principalmente no período da tarde para a noite. O jeito é apelar mesmo para se refrescar no ar condicionado, ventilador e tomar muito líquido. Sem falar que se deve evitar permanecer no sol devido ao Índice Ultravioleta (IUV) estar extremo. O índice significa a medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra.

Trabalhadores que necessitam ficar sob o sol precisam se proteger evitando o risco de câncer de pele.

 

PREVISÃO PARA A SEMANA

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) informa que de hoje a domingo, as temperaturas irão variar entre 23°C a 34°C, porém a sensação térmica é de perto dos 40°C.

Sobre as chuvas, hoje a previsão indica 5% de chance de chover; amanhã a indicação é de 80% podendo ocorrer pancadas no período da tarde; na quinta, o tempo poderá permanecer nublado com chance de chover de 5%; já na sexta-feira há 80% de tendência de chover com pancadas, ocorrendo a partir da tarde; no sábado, apenas 5% e o domingo poderá ser chuvoso, a previsão aponta 80% de chance.