Na Páscoa, os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, e isso é claro. O que não está claro para muitas pessoas, no entanto, é o que a ressurreição significa para nós cristãos e por que a valorizamos tanto.

A ressurreição só faz sentido se primeiro entendermos o que é o Evangelho cristão. No mundo antigo, a palavra “evangelho” era um termo que se referia ao anúncio de um acontecimento importante ou feliz. Os cristãos adaptaram a palavra para se referir a um evento mundial que consideram o mais importante e alegre.

O que é o Evangelho cristão? É a boa notícia que, em determinado momento da história deste mundo, Deus se fez presente para nós no homem chamado Jesus, que podemos conhecer, amar e servir. Através da encarnação de Jesus (Deus se tornando carne), vida, ministério, morte e ressurreição, Ele derrotou os poderes mundanos que nos oprimem, e traçou um caminho para nós, pecadores, vivermos em comunhão contínua com Deus, que é santo.

Como cristãos, acreditamos que o Evangelho não é apenas verdade; é a verdade mais importante do mundo! Portanto, não pode ser escondido dentro das quatro paredes de nossas igrejas; devemos divulgá-lo ao mundo.

A ressurreição nos impele a contar ao mundo sobre Jesus. Jesus disse a Seus discípulos que eles deveriam contar ao mundo inteiro sobre Sua crucificação e ressurreição, e convidá-lo a segui-lo também (Mateus 28.19-20a). Nós devemos ser testemunhas de Sua ressurreição.

Nosso testemunho deve ser profético: declarar ao mundo que Jesus é o Senhor e que os poderes reinantes do mundo não são. Nosso testemunho muitas vezes precisará ser sacrificial: assim como Jesus ministrou como um Mestre itinerante, sem teto, devemos estar dispostos a testemunhar de uma posição de fraqueza social em vez de poder humano, e diante da desaprovação, em vez de aplausos. Nosso testemunho deve ser humildemente confiante porque trabalhamos a serviço de Jesus, a maior autoridade do Universo, e devemos ser humildes porque somos apenas servos.

Nós cristãos celebramos a ressurreição corporal de Jesus, porque estamos convictos que, no futuro, a “grande sombra” da morte e do pecado finalmente se afastará de nós (Romanos 8.18-25). Algo importante e bom aconteceu com o mundo, e é por isso que o convidamos a celebrar conosco abraçando Jesus como o Salvador ressurreto. Feliz Páscoa!

 

 

*Pastor presbiteriano