Hoje (26) e amanhã (27), 28 alunos da rede estadual participam do Parlamento Jovem Paulista Edição Especial 2018, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os estudantes irão apresentar e votar as propostas conforme os trâmites previstos pela instituição. No total, foram selecionados 47 projetos de lei escritos por alunos de todo o Estado, entre 14 e 21 anos, cursando o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico, em escolas públicas e privadas.
Durantes esses dois dias, os alunos eleitos serão recebidos na casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei e tramitação nas comissões até o momento em que a proposta se torna lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares.
Entre os projetos escolhidos está o do aluno Bruno Marques dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, da EE José Ephim Mindlin, na capital. O estudante propõe a criação de feiras para compra de produtos orgânicos diretamente do produtor, contando com incentivos fiscais e certificação para os participantes. Além do estímulo ao pequeno produtor, Bruno defende os benefícios para o meio-ambiente. “A agricultura orgânica cultiva os alimentos sem agredir a natureza colaborando com a preservação do nosso ecossistema para as gerações futuras”, explica.
Outra proposta eleita foi pensada pela Maria Eduarda Morais Pessoa, estudante do 3º ano do Ensino Médio, da EE Prof. Alberto Conte, em São Paulo. O projeto da jovem dispõe sobre a criação da campanha “Faça o Bem”. A ação acontecerá durante a semana do dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado. Nesse período, as unidades escolares da rede deverão promover gincanas, doações, mutirões, visitas, palestras, debates e mesas-redondas sobre o tema. “Priorizando a Educação e os valores sociais, no futuro, o Brasil terá transformações positivas”, afirma a aluna.
Cidade em Jogo
Para aprender mais sobre cidadania e política, os alunos da rede também podem utilizar o game educativo “Cidade em Jogo”, desenvolvido pela Fundação BRAVA e pelo Brazil Institute do Woodrow Wilson Center. Online e gratuito, o jogo simula o processo de tomada de decisões dos prefeitos na escolha de políticas públicas.
A plataforma ainda oferece uma área restrita ao professor com conteúdos complementares, sugestões de aplicação do game em sala de aula e, ainda, a possibilidade de iniciar uma rodada exclusiva com seus alunos que gera um relatório de desempenho de cada jogador. Para utilizar o game, é necessário acessar o site http://cidadeemjogo.org.br/