Você sabia que foi Brigite Bardot quem popularizou as sapatilhas? Sim, depois de anos praticando ballet a atriz queria poder usufruir do conforto dos calçados que usava para dançar no seu dia a dia. Maria Inês Borges da Silveira, consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, esclarece que as primeiras sapatilhas surgiram em Paris, na França, em 1956, quando Rose Repetto, fundadora da Companhia Sapatilhas de Ballet Repetto, para atender um pedido da atriz francesa, criou o modelo Cedrillon, que mais tarde ganharia o mundo.

“O modelo Cendrillon iniciou sua trajetória de sucesso no mundo naquele mesmo ano, era usado nos palcos e nas ruas, e acabou ganhando também espaço em filmes como ‘E Deus Criou A Mulher’, protagonizado pela atriz Brigite Bardot”, comenta Maria Inês. Aos poucos, as sapatilhas foram virando um grande sucesso global. E, graças a sua leveza e praticidade, outras marcas foram surgindo e se destacando nesse mercado. Hoje, os calçados são confeccionados de diversos matérias, estilo e cores. Para Maria Inês, sapatilhas são uma opção muito democrática, já que podem ser combinadas com looks sofisticados e casuais.

Mas, se você acha que sapatilhas são apenas aquelas que estamos acostumadas a ver nos pés por aí, Maria Inês lembra que existem outros estilos do calçado. “Alguns exemplos desses tipos específicos de sapatilha são a chuteira, quando falamos de futebol, a sapatilha de ciclismo, as sabrinas – que são calçados muitas vezes utilizados para dança ou ginástica -, sapatilha de escalada, sapatilha de artes marciais e é claro, as famosas sapatilhas de ballet, as quais deram origem as sapatilhas que usamos hoje”, comenta a especialista.

Além de práticas, confortáveis e elegantes, as sapatilhas conquistaram muitas mulheres justamente por facilitar nossa vida quanto ao uso do salto alto. “As sapatilhas fazem o maior sucesso hoje, afinal, são elegantes e confortáveis, estão nos pés de grandes personalidades como a atriz Angelina Jolie, Kate Middleton, Kate Moss, entre outras”, finaliza Maria Inês.