Estudantes do Ensino Médio (1ª à 3ª série) da rede estadual de SP já podem se inscrever na 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. O prêmio, que tem como objetivo difundir projetos de estudantes de escolas públicas, busca jovens com ideias criativas e capazes de propor soluções para problemas da comunidade. As inscrições seguem até o dia 25 de junho.
Para se inscrever, os professores interessados devem acessar o site do Prêmio (http://respostasparaoamanha.com.br). Cada iniciativa deve ser orientada por um docente coordenador das áreas de Ciências da Natureza ou Matemática (Biologia, Física, Química e/ou Matemática) e as turmas formadas por até 45 integrantes. Nesta edição, é possível que os coordenadores dos projetos indiquem até dois outros docentes para o cargo de professores parceiros. Estes podem atuar em outras áreas do conhecimento, desde que lecionem para o grupo participante.
A proposta é que os estudantes possam exercer na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, além de praticar o protagonismo juvenil e o pensamento crítico. Para se preparar para os desafios, estudantes e professores contam com uma série de materiais educativos como textos e vídeos, disponíveis no site da premiação
A competição é dividida em três etapas: regional, júri popular e nacional. Os vencedores regionais são indicados para a votação online aberta ao público e também serão julgados pela banca nacional. Os 25 projetos selecionados na primeira etapa receberão um notebook e selos de vencedor. As etapas seguintes premiarão as seis unidades selecionadas com troféus, dentre esses, os três escolhidos pela banca nacional participarão de uma viagem de intercâmbio cientifico cultural, cujo destino ainda será divulgado.
4ª Edição
Em 2017, na 4ª edição do Prêmio, a EE Culto à Ciência, de Campinas, figurou entre os campeões. O projeto “ Da nascente, água corrente: a história e destino de uma mina”, foi um dos eleitos pelos votos do Júri Popular. A escola apresentou um conjunto de ações para controlar a quantidade de água escoada da nascente local a fim de preservá-la, pensando na comunidade próxima da escola. Desenvolvido desde 2016, a iniciativa também foi reconhecida em outros concursos e feiras, além de ser apresentada na maior mostra brasileira de projetos pré-universitários, a FEBRACE.