A Prefeitura de Dracena, por meio do Pronto Atendimento Municipal (PAM), afirma que houve um aumento de aproximadamente 20% nos casos de pacientes com virose procurando atendimento na unidade, sendo a maioria crianças e idosos.

Conforme a Secretaria de Saúde e Higiene Pública, o aumento é comum nesta época do ano, já que no outono as temperaturas oscilam muito, fator que facilita a transmissão destas doenças.

Febre, vômito, diarreia, coriza, falta de apetite, dores musculares e dores abdominais são os sintomas mais comuns das viroses.

A recomendação é que a população tenha cuidados básicos de higiene, especialmente com as crianças e idosos, como por exemplo, lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições; evitar aglomerações; ficar em lugares arejados; ingerir bastante líquido; manter uma alimentação saudável; e ficar atento aos sintomas.

A Secretaria de Saúde ainda orienta que quando o paciente estiver com os sintomas da virose, deve primeiramente procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa, ao invés de ir direto ao Pronto Atendimento, que devido ao fluxo intenso de pacientes acaba sendo ainda mais suscetível a proliferação de vírus.