As autoridades da Suécia prenderam nesta segunda-feira três pessoas no norte do país e na região metropolitana de Estocolmo suspeitas de prepararem um atentado terrorista, informou o serviço de inteligência do país nórdico (Säpo, na sigla em sueco).

As detenções foram resultado de uma ação coordenada do Säpo e de agentes da polícia, na qual mais pessoas foram levadas para serem interrogadas.

“Os preparativos para o crime do qual (os detidos) são suspeitos estavam em andamento há um tempo, mas não havia nenhuma indicação de que um atentado poderia ocorrer nos próximos dias”, afirmou o Säpo.

O nível de ameaça terrorista permanece “relativamente elevado” no país, sem mudanças, no terceiro nível de uma escala de cinco.

Estocolmo sofreu em abril do ano passado um atentado com caminhão na principal rua de pedestres da capital sueca, no qual morreram cinco pessoas e outras 15 ficaram feridas.

O autor confesso do atentado foi Rakhmat Akilov, um uzbeque cuja solicitação de asilo foi rejeitada pelo governo sueco e que admitiu no julgamento que, com o atentado, pretendia obrigar a Suécia a deixar a coalizão internacional contra o Estado Islâmico (EI).