Além de amor, carinho e proteção, ter um pet também envolve garantir o bem-estar do animal e um ambiente saudável para o seu bom desenvolvimento. E, dentre esses cuidados, a prevenção a doenças é essencial. No âmbito da posse responsável, saber como evitar e combater as zoonoses é tão importante para a saúde animal como de toda a família.

Mas você sabe o que são zoonoses? São patologias que podem ser transmitidas entre os animais e os seres humanos, geralmente provocadas por parasitas hospedados nos animais, tais como vermes, carrapatos e sarnas, ou por microrganismos, como vírus, bactérias e fungos. Além de comprometerem a saúde de cães e gatos, se não forem detectadas e tratadas, podem acometer as pessoas próximas a eles.  Por exemplo, os vermes intestinais, tanto nos animais como nos humanos, instalam-se no aparelho digestivo e causam desconfortos gastrintestinais, como diarreia e vômito, além de dores abdominais. Já a Sarna Sarcóptica, transmitida pelo ácaro Sarcoptes scabiei, penetra na pele dos cães formando túneis, provocando coceira intensa, vermelhidão e queda de pelos que, muitas vezes, gera infecção da pele.

Mas como evitar as zoonoses? Karina Kowalesky Gabarra, gerente de marketing de Animais de Companhia da UCBVET, afirma que é essencial manter a vacinação e a vermifugação dos pets em dia, aliadas à higiene adequada. E, para garantir o bem-estar animal e praticar a posse responsável, adotar hábitos saudáveis no dia a dia. “Caminhadas e hidratação são fundamentais. Além de evitar excesso de peso e a perda de tônus muscular, a prática de exercícios ainda favorece a socialização dos pets”,afirma.