Completar 18 anos e poder dirigir é o sonho de muitos jovens. Em 2017, o Poupatempo de Dracena registou 616 emissões da 1ª via da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), em média 51 documentos por mês. Neste ano, até a segunda-feira, dia 29 de outubro, haviam sido emitidos 504 documentos, cerca de 50 primeiras-vias de CNH ao mês.

Na terça-feira, dia 30 do último mês, dezenas de dracenenses realizaram a prova prática.  O jovem Gabriel Francisco Ferreira dos Santos, de 18 anos, se mostrava otimista antes de realizar a prova. “Nervoso todo mundo fica um pouco porque é a primeira vez que vai realizar o exame, mas com o curso que fiz, estou confiante que vou passar, estou tranquilo”, revelou.

Alunos que fizeram o exame prático no final do mês que passou e os instrutores (Lucas Mello/Portal Regional)

Pedro Antônio Tavares também de 18 anos contou que tentou ficar calmo depois de afogar o carro uma vez durante o exame. “Sabia que não podia mais errar. Ter CNH significa  independência e é importante para várias profissões, considerou.”

De acordo com informações disponíveis no site do Detran-SP (www.detran.sp.gov.br) para obter a primeira habilitação é necessário ter 18 anos, saber ler e escrever em português, ter documento de identidade (RG ou equivalente) com foto atual e CPF próprio e comprovante de residência. Em seguida, deve-se solicitar o serviço no site do Detran ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município e agendar os exames médico e psicológicos com profissionais credenciados pelo Detran (o futuro motorista ou a autoescola escolhida podem fazer isso), pagar as taxas e realizar os referidos exames.

AULAS

Depois de ser considerado apto pelo médico e pelo psicólogo, o futuro motorista deve se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciada e dar início ao curso teórico 45 horas-aula que apresentará os seguintes conteúdos: legislação de trânsito, primeiros-socorros, direção defensiva, mecânica básica e questões ambientais. A autoescola emitirá o certificado de conclusão do curso, que permite marcar o exame teórico (também há taxa do exame teórico) e fazer o treinamento no simulador veicular antes de dirigir nas ruas.

SIMULADOR

As aulas no simulador se tornaram obrigatórias no final de 2015 e colocam o aluno para testar os conhecimentos práticos em um ambiente virtual, quase um videogame. São exigidas no mínimo cinco horas/aula no simulador. O treinamento no simulador será descontado do total de aulas práticas.

EXAME TEÓRICO

A prova teórica é de múltipla escolha e o Detran disponibiliza um simulador da prova no site, e também tem um aplicativo para tablets e celulares. Uma vez aprovado, as aulas práticas já podem ser marcadas.

AULAS PRÁTICAS

Só após realizar as aulas teóricas do Curso de Formação de Condutores (CFC) e a prova de múltipla escolha do Detran, o aluno pode começar as aulas práticas. Na categoria A, que contempla motocicletas e veículos similares, no mínimo são 20 horas/aula e na categoria B, automóvel, são 25 aulas horas/aula – diurnas e noturnas -. Agora vem a etapa temida por muitas pessoas: a prova final para tirar a habilitação.

EXAME PRÁTICO

Após o pagamento da taxa do exame prático, o aluno deverá comparecer no local, dia e horário marcados pela autoescola. Se for reprovado no exame prático (baliza e percurso), o candidato deve aguardar 15 dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran.SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova. No caso de aprovação, o futuro motorista deverá pagar a taxa de emissão do seu documento e, depois do prazo determinado, retirá-lo na unidade do Detran ou na sua autoescola.