Alunos dos Quintos Anos A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil “Professor Moacir Simardi”, sob orientações das professoras Adriana Mara Kadry da Costa e Kátia Marques Passada Inácio da Silva realizaram o projeto Lixo Eletrônico: Vamos descartar essa ideia!, resultado de ações pautadas em uma metodologia com perspectiva ativa, por meio da implantação do Programa “A União Faz a Vida” que é uma parceria entre a Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cooperativa Sicredi.
O programa tem foco no desenvolvimento educacional que visa fortalecer aprendizagens voltadas ao cooperativismo e cidadania, permeadas pelo diálogo, solidariedade, justiça, empreendedorismo, respeito à diversidade, dentre diversos valores essenciais à formação humana.
O interesse em desenvolver esse projeto partiu no início do ano letivo por conta da curiosidade dos estudantes em saberem o que é feito com o lixo eletrônico, surgindo assim o envolvimento e integração de professores e alunos para pensarem sobre práticas que pudessem contribuir nos aspectos de descarte correto e mudanças de hábitos para a reutilização dos produtos para o desenvolvimento sustentável.
A unidade escolar passou a ser um Eco Ponto, ou seja, local de descarte que atende a população e tem funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, com endereço no Bairro Metrópole, na Rua Bezerra de Menezes, 262.
A Secretária de Educação, Professora Ms. Vanessa Redígolo Castilho destaca que “essa é uma ação inovadora e que já possui resultados bastante positivos, visto que os alunos e professoras já estão recebendo na unidade produtos descartados que serão destinados ao local próprio para reciclagem, além de já estarem em contato direto com a população promovendo a campanha planejada, em ambientes como a feira-livre e praça, visto que são locais que possibilitam contato com um número maior de pessoas”.
O Prefeito Juliano Brito Bertolini parabeniza a ação e enfatiza que “são boas práticas como essas que contribuem para a transformação social”.
São parceiros as instituições Bioffaro Recicle, Lions Clube de Dracena e Cooperativa Sicredi e estão envolvidas, juntamente com a rede municipal de ensino as Secretarias de Meio Ambiente e Obras.
A escola é dirigida por Maria Inês Rondi e coordenadora por Dulci Cicarelli Guastaldi que apoiam e participam diretamente do projeto.