Parcerias comerciais com Chile, Colômbia, México e Peru estão cada vez mais acessíveis às empresas brasileiras e serão apresentadas no seminário empresarial “Comércio Aliança do Pacífico”, a ser realizada na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) no dia 28 de novembro.

A Aliança do Pacífico é um bloco comercial criado em 2012 e tem como objetivo mais integrações econômica e comercial entre os membros, além da redução de tarifas para os produtos comercializados entre o grupo.

A abertura do evento será realizada pelo vice-presidente da FecomercioSP, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Entidade e coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Rubens Medrano.

No painel “Panorama atual e oportunidades de negócios”, serão abordados os caminhos que as empresas brasileiras devem percorrer para estabelecer ou intensificar relações com o bloco. Participarão a diretora do ProChile no Brasil, Maria Júlia Riquelme; o diretor do escritório comercial do ProColombia no Brasil, Alejandro Pelaez; a ministra do ProMexico no Brasil, Evelyne Rodriguez; e o diretor-geral do escritório comercial do Peru no Brasil, Antonio Castillo.

Na sequência, a CEO da KidZania, Miriam Uono, e o engenheiro da Core do Brasil, Luis Saenz, apresentarão a experiência de internacionalização de suas empresas no Brasil, enquanto a diretora de criação da empresa brasileira ItBeach, Ana Luiza Almeida, abordará sua experiência com os países da Aliança do Pacífico.

O credenciamento de imprensa pode ser feito pelo e-mail claudia.moraes@tutu.ee ou pelo telefone (11) 94291-8055.

Sobre a FecomercioSP
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 137 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.