A abertura do tradicional presépio na igreja matriz Nossa Senhora Aparecida será amanhã, 2, na missa das 18h, marcando o início do Advento, tempo que antecede o Natal e, para os cristãos, tempo de preparação, alegria e expectativa para o nascimento de Jesus Cristo.
Quem vê a beleza do presépio e a riqueza de detalhes, não imagina o trabalho e dedicação dos voluntários Carmela, Alvino (Abeia), José do Céu, Celso, Vitor, Ézio, Vandir, Flávio, frei Cláudio, entre outros, durante todo o mês de novembro.
Voluntária há 35 anos, Carmela conta que adora essa época. “Não vejo a hora de chegar novembro para começar os preparativos para o presépio. Enquanto eu andar e enxergar vou ajudar na montagem”, revelou.
Ela explica que o presépio era montado pela equipe dos Vicentinos, coordenado pelo saudoso frei Moacir Chinelatto, quando começou a ajudar. “Fui pegando gosto e não vi o tempo passar. A cada ano, vamos aperfeiçoando”, comentou.
Ainda de acordo com Carmela, este ano, além das tradicionais imagens, os fiéis e visitantes podem esperar um presépio maior que o do ano passado e a novidade será uma aldeia com lago, cachoeira e roda d’ água. A imagem do menino Jesus virá depois na celebração do Natal.
O presépio poderá ser visitado na igreja matriz até o dia 6 de janeiro.
HISTÓRIA – O primeiro “presépio”, palavra que significa na língua portuguesa, o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. O frade católico montou o presépio em argila na floresta de Greccio (comuna italiana da região do Lácio). Sua ideia era montar o presépio para explicar as pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.