O vereador Rodrigo Parra (PSB), presidente da Câmara Municipal nesta 17ª legislatura falou ao Jornal e Portal Regional sobre o seu mandato.

Parra citou que em 2017 foi apresentado no Legislativo um total de 129 atos, entre eles, lei; lei complementar; emenda à Lei Orgânica; resolução; decreto legislativo, sendo 88 projetos do Executivo e 41 do Legislativo.

Neste ano de 2018, o total foi de 93 atos, sendo 70 projetos do Executivo e 23 do Legislativo.

Para ele, os    projetos mais relevantes em 2017 foram  a criação da Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental (PL n.º 30); Termo de Cooperação com o Tribunal de Justiça (para reforma do Fórum PL n.º 36); obrigatoriedade de afixação de lista de medicamentos na rede pública (PL n.º 37); Dia de Conscientização e Combate da Violência Contra a Pessoa Idosa (PL n.º 42); Criação da Comissão de Loteamentos (PR n.º 3); Dia Municipal da Ação Solidária (PL n.º 52); Criação da Ouvidoria da Câmara (PR n. 4); Dia Municipal de Libras (PL n.º 67); Semana Municipal dos Cuidados com a Voz (PL n. 68); Semana de Prevenção ao Câncer de Tireoide (PL n. 69); instituição do Dia e a Semana Municipal do Profissional de Educação Física (PL n. 70); Campanha Setembro Verde (PL n. 73); criação do PROMGER (Programa de Incentivo à Geração de Emprego e Renda no Município de Dracena) (PLC n.º 16). No ano passado, foram 899 requerimentos e 806 indicações.

2018 – Parra informou que neste ano, os projetos mais relevantes para a cidade foram a extinção da Empresa Municipal de Saúde – EMS – (PL n.º 5); Serviço de Inspeção Municipal (PL n.º 7); Instituição da CEI da APMIAD (PDL n. 1); obrigatoriedade de divulgação no site da Prefeitura quanto às obras públicas paralisadas (PL n.º 22); Dia de Conscientização do Autismo (Pl n.º 30); Instituição da CEI do Esporte (PDL n. 5); criação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (PL n.º 47); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (PL n. 48). Foram 753 requerimentos e 540 indicações.

CEIs – A Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Esporte foi concluída e encerrada. O relatório e todas as informações colhidas foram encaminhadas à Polícia Civil, à Prefeitura de Dracena, ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público. Segundo o presidente dessa comissão, o vereador Cláudio José Pasqualeto, foram realizadas todas as tratativas para elucidar o caso. Com o final das investigações, caberá de forma autônoma aos demais órgãos analisar e julgar a necessidade de seu prosseguimento.

Quanto a CEI da Creche APMIAD, a assessoria da Câmara afirmou que está na fase de elaboração de relatório final. “Nesse período de recesso, a presidente da comissão, a vereadora Maria Mateus informou que pretende entregar o relatório o mais rápido possível. O prazo de trâmite finda em 28 de fevereiro de 2019”, apontou a comunicação do Legislativo. Segundo a vereadora, a comissão está empenhada em elucidar o caso com transparência, honestidade e dentro da legalidade.

Rodrigo Parra prosseguiu dizendo que durante o seu mandato promoveu aquisição de novos equipamentos, a fim de modernizar e atualizar os serviços na Câmara, como instalação de ar condicionado para o plenário, compra de dois notebooks para uso da secretaria, compra de equipamentos para transmissões ao vivo das sessões ordinárias (TV Câmara) trazendo mais transparência aos trabalhos legislativos, microfones de lapela e câmera semiprofissional para produção de vídeos (para 2019), scanner, aquisição de relógio de ponto para registro dos funcionários. Ele lembrou que ficou faltando efetuar a pintura do prédio do Legislativo, dentro do plano de trabalho dele.

O presidente ressaltou que houve a criação da TV Câmara, sendo uma opção a mais da população poder acompanhar os trabalhos dos vereadores. “Além da transmissão das sessões pelo rádio, a comunidade pode verificar a TV pela internet. Espero que o projeto seja cada vez mais aprimorado”.

Parra comentou ainda sobre o whatsapp ativo (18- 99766-6421) que o Legislativo conta, onde a população pode apresentar suas queixas, sugestões aos vereadores. Ele disse que após os recebimentos das mensagens, a assessoria de comunicação transmite as informações para os vereadores fazerem as verificações.

Parra também citou a criação da comissão de loteamentos, que se reúne todas as quartas-feiras, com setores da municipalidade. O objetivo é que ao serem instalados os loteamentos na cidade, que sejam cumpridas as obras de infraestrutura urbana. “Não queremos travar o crescimento do município, apenas não ocasionar futuros problemas para a população e onerar os cofres públicos municipais”, ponderou.

Parra atua como vereador desde 2012, este é o segundo mandato dele. Em 2006 iniciou um trabalho junto ao deputado estadual Ed Thomas (PSB) que prossegue até hoje.

O presidente da Casa de Leis aproveitou para agradecer a Deus, aos colegas vereadores e aos funcionários da Câmara.

Ele afirmou que já está se preparando para iniciar um novo desafio na sua carreira política – concorrer ao cargo de prefeito nas próximas eleições municipais em 2020. “Atuar como presidente da Câmara me proporcionou uma visão ampla da administração pública”.

Rodrigo Parra tem 38 anos, é pecuarista e bacharel em Direito.