Com maior incidência de chuvas e calor nesse período do ano, é importante que os moradores fiquem alerta e recolham todos os materiais que possam acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, através da Vigilância Epidemiológica, vem realizando um trabalho árduo e intensificado de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya.

Além do trabalho contínuo que é realizado pela equipe de agentes de controle de vetores, a Vigilância também tem feito visitas intensificadas nas residências pela ação da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”, que visa a ampliar e aperfeiçoar ações de prevenção e combate ao mosquito.

Ainda são realizados três mutirões de limpeza por ano, percorrendo todos os bairros do município mais os distritos. Além do trabalho de prevenção e orientação, feito a partir de palestras e distribuição de materiais educativos em escolas, entidades, empresas, igrejas e clubes de serviços de Dracena.

Há uma semana, foi confirmado em Dracena um caso de dengue importado, quando a pessoa contrai a doença em outro estado. Trata-se de uma mulher que morava no Mato Grosso do Sul e mudou-se há cerca de 10 dias para Dracena.

Devido a esse registro, a Vigilância Epidemiológica realizou na sexta (21), e prosseguiu no sábado (22) e na segunda-feira (24), ações de bloqueio no Jardim das Palmeiras, onde a paciente está residindo, visando à diminuição da população adulta de mosquitos.