Já pensou em ter acesso a crédito online, com apenas alguns toques na palma da sua mão? É o que as chamadas fintechs, empresas como o MoneyMan, estão oferecendo para quem precisa de dinheiro rápido. O empréstimo por aplicativo ainda pode parecer estranho para a maioria das pessoas que ainda estão se adaptando com as novas disrupções da tecnologia, mas o serviço é totalmente seguro e está se popularizando entre aqueles que querem comodidade na hora de fazer o pedido.

O empréstimo por aplicativo

Antigamente, para fazer um empréstimo pessoal, era preciso se deslocar até uma agência bancária ou a loja de uma financeira, aguardar dias pela análise de crédito e ainda ter dificuldades em ser aprovado devido à alta burocracia envolvida. Hoje, no entanto, a tecnologia tem mudado esse cenário e democratizado o acesso a crédito.

O empréstimo por aplicativo é um dos grandes exemplos disso. Ele funciona como qualquer outro empréstimo pessoal sem garantia, modalidade de crédito em que o solicitante não precisa apresentar nenhum bem como seguro para conseguir o crédito. A grande diferença nesse caso é que o pedido, em vez de ser feito presencialmente em uma financeira, é realizado inteiramente por um app para smartphones. Basta baixar no dispositivo Android e preencher a solicitação. Depois de fazer isso, o aplicativo oferecerá a opção de simular o valor das parcelas a partir da quantia que deseja tomar emprestado.

O processo é totalmente seguro. Ao achar as condições ideais, o solicitante deve seguir os passos indicados no app e preencher os campos com suas informações pessoais. É importante que todos os dados estejam corretos e sejam de sua própria titularidade, especialmente a conta bancária, que será solicitado a título de visualização. É a partir disso que a análise de crédito será realizada, aprovando ou não o empréstimo e definindo as condições do mesmo caso seja aprovado. O solicitante também poderá controlar todos os dados do seu contrato pelo aplicativo. Será possível ver parcelas pendentes, emitir segunda via de boletos e solicitar quitação antecipada.

A chegada das fintechs

O termo fintech é usado para descrever novas tecnologias que buscam melhorar e automatizar a entrega e o uso de serviços financeiros. Em sua essência, a fintech é utilizada para ajudar empresas, empresários e consumidores a gerenciar melhor suas operações financeiras, processos e vidas, utilizando softwares especializados e algoritmos que são usados ​​em computadores e, cada vez mais, em smartphones.

Quando a fintech surgiu no século 21, o termo foi inicialmente aplicado à tecnologia empregada nos sistemas de grandes instituições financeiras estabelecidas. Desde então, no entanto, houve uma mudança para serviços mais orientados para o consumidor e, portanto, uma definição mais orientada para este, como os serviços de empréstimos por aplicativo. A Fintech expandiu-se para incluir qualquer inovação tecnológica — e automação — do setor financeiro, incluindo avanços em educação financeira, assessoria e educação, bem como simplificação da gestão de riqueza, acesso a crédito, banco de varejo, captação de recursos, transferências ou pagamentos de dinheiro, gestão de investimentos e muito mais.