Ontem, 2, a Polícia Militar realizou a Operação São Paulo Mais Seguro, em todo o Estado de São Paulo, apostando na presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e inibir a prática de crimes. O objetivo foi garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, especialmente dos delitos com motivação econômica, como os latrocínios, roubos de carga, roubos de veículos e outros roubos. A Operação, que teve início às 5 horas, empregou 100% do efetivo operacional e administrativo.
Com base em estudos e objetivando atender aos anseios da sociedade em relação ao trabalho policial, especialmente no que se refere a ver a polícia nas ruas, foram implantados pontos de referência, com o estacionamento de viaturas e bases móveis, em locais apontados pelo serviço de inteligência como sendo áreas de interesse de segurança pública.
Ainda, buscando a segurança da população que estava retornando ou saindo para as férias, foi implementado o reforço do policiamento nos terminais de ônibus rodoviários e aeroportos.
A estratégia envolveu, também, a integração com a comunidade nesses pontos,
dentro da filosofia de polícia comunitária, com o objetivo de buscar atender aos seus anseios e identificar outros pontos de interesse para ações de segurança.
Na Operação, foram desenvolvidas várias ações nas áreas dos Batalhões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Dracena.
Em Dracena, foram montados bloqueios de fiscalização de trânsito na área central e nas entradas e saídas, dentre elas, nas proximidades do trevo do DER e AABB Comunidade.