O prazo para que os jovens que completarem 18 anos em 2019 se alistem para o Serviço Militar Inicial começou no último dia 2. A informação é do 1º tenente Soares, delegado do Serviço Militar de Dracena e Oeste Paulista.

O alistamento vai até o último dia útil de junho e poderá ser feita pelo site www.alistamento.eb.mil.br (para quem possui CPF) ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar, que funciona no Centro Dracenense de Atendimento ao Cidadão (CEDRAC), situado na av. José Bonifácio com a rua Maracaju, no centro de Dracena. O tenente explica que no caso de outras cidades, o alistamento deverá ser feito na Junta do Serviço Militar, que funciona nos prédios de suas respectivas Prefeituras. O jovem deve levar a certidão de nascimento ou documento oficial com fotografia e comprovante de residência.

O alistamento é obrigatório para todos os jovens do sexo masculino. O tenente Soares lembra que aqueles que não se alistarem pagarão uma multa, além de passar para o processo seletivo do ano seguinte ou até a data que se apresente à Junta do Serviço Militar, além disso, quem não regularizar sua situação ficará impedido de tirar passaporte, assumir cargos na iniciativa pública e privada, entre outras sanções. “Feito o alistamento, os jovens deverão ficar atentos à data em que deverão comparecer para participar do processo de seleção que habitualmente ocorre no início do segundo semestre. A data para o comparecimento à comissão de seleção deve ser consultada no mesmo site de alistamento ou nas Juntas de Serviço Militar”.

O tenente reforça que o Serviço Militar Inicial é um dever constitucional previsto em lei e que,

além de prover e capacitar quadros para as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), é também, um importante instrumento de afirmação da “Unidade Nacional”.