Não há dúvidas, um dos pratos mais antigos que existem nos cardápios, independente da cultura, é o peixe. Fonte de proteínas, essa carne possui nutrientes e vitaminas que trazem muitas vantagens ao organismo. Desde a época medieval o peixe era muito comum nas mesas, a própria igreja incentivava o consumo, então, a espécie fazia parte da refeição dos nobres e camponeses.

Já na atualidade, há muitas variações de menu, mas um tipo que sempre dá água na boca em muitos adeptos ao alimento e que veio de fora, é a comida japonesa. Peixe cru é sempre uma pedida para quem quer sair da mesmice, assim como o bacalhau, que também é famoso aqui e faz sucesso na culinária portuguesa. Diante de muitas culturas gastronômicas ao redor do mundo, aqui no Brasil, dois tipos estão fazendo muito sucesso entre os brasileiros.

Segundo pesquisa, salmão e atum estão entre os peixes prediletos na terra tupiniquim. E de acordo com especialistas, o consumo deste tipo de carne pode trazer benefícios do coração até o cérebro. Ou seja, além de deliciosos fazem bem à saúde!

Na peixaria localizada no Mercado Municipal em Dracena, o proprietário Rogério, notou que nos últimos dois anos, a procura pelo salmão alavancou bastante. Ele comentou que o salmão se popularizou. “É saudável consumir peixes, as pessoas estão cada vez mais procurando ter hábitos que fazem bem a saúde e no calor a demanda aumenta bastante por peixes”. Além do público geral, existe o abastecimento por parte dos restaurantes que a peixaria atende pontou Rogério.

A peixaria no Mercadão recebe segundo Rogério, o salmão fresco duas vezes durante a semana. “O peixe é importado do Chile e depois recebemos semanalmente da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo”.

Rogério disse que o preço é cotado em dólar, com isso, o valor do salmão varia de acordo com a moeda americana.

Ele contou ainda que além do salmão, outros peixes de água salgada e também os típicos da região estão têm boa saída. (Rosana Gonçalves/Da Redação Jornal Regional e Assessoria de Imprensa/Banca do Ramon)

 

PARA ALÉM DA BOA MEMÓRIA

Uma das principais vantagens que o peixe oferece e que as pessoas mais conhecem é o estimulo à memória, por causa do ômega 3, mas a nutricionista da Banca do Ramon, explica que são inúmeros benefícios ao corpo. ‘’É um tipo de gordura, mas que é considerada boa ao organismo, além de estimular  a memória e ajudar a acelerar as respostas cerebrais, ele age reduzindo as inflamações, controla níveis de colesterol, protege o corpo de doenças cardiovasculares, melhora a disposição e previne aterosclerose, que é o acumulo de gordura nas paredes das artérias e também dentro delas’’, afirma.

Não é à toa que muitas pessoas buscam capsulas de ômega 3 para consumir durante o dia para ter uma vida mais saudável, mas, o mais indicado é passar a consumir peixe nas refeições. ‘’Recorrer as fontes naturais sempre será a melhor opção, se possível, comer duas porções de salmão e atum durante a semana, que são espécies muito ricas em ômega 3, já fazem uma diferença para quem come’’, detalha a especialista.  (Fonte: Assessoria de Imprensa/Banca do Ramon)