O sedentarismo é causa significativa de doenças do coração. Segundo estudo publicado na renomada revista científica British Medical Journal, mulheres que permanecem sentadas por longos períodos apresentam duas a três vezes mais chances de desenvolver coágulos de sangue nos membros inferiores, que poderão migrar para os pulmões, quando comparadas a mulheres mais ativas.

O estudo também considerou fatores relevantes neste grupo, como idade, índice de massa corporal e fumo, comprovando a evidência de que o sedentarismo está fortemente associado à embolia pulmonar.

“Atividades físicas aeróbicas, como caminhada, corrida ou ciclismo, são consideradas essenciais para a prevenção da embolia pulmonar, pois propiciam melhor amplitude respiratória, estimulam a circulação e por meio da contração muscular nas pernas, imprimem maior velocidade para o retorno do sangue”, explica o Cirurgião Vascular e Radiologista Intervencionista Dr. Airton Mota Moreira, da Clínica CRIEP (Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa).

A embolia pulmonar corresponde à obstrução súbita de uma artéria do pulmão, que se conecta com as veias que chegam das pernas e do abdome. A causa geralmente é um coágulo de sangue que pode se originar nas pernas, num quadro conhecido como trombose venosa profunda. Este “coágulo” pode se desprender e viajar através da corrente sanguínea até os pulmões e produzir sintomas que incluem dificuldade para respirar, dor no peito, tosse com sangue e morte. (Fonte: Dr. Airton Mota Moreira, médico do CRIEP – Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa – especialista em Angiorradiologia e radiologista intervencionista)