O 1º Leilão Beneficente Direito de Viver realizado no último dia 27, no Rancho Luciana, em Santa Mercedes, com renda totalmente revertida para o Hospital do Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, colocou em evidência, claro, o proprietário do rancho, Francisco Almir Bezerra, mais conhecido como Mimi.

Mimi, Nenézia e Luciana entre amigos no dia do leilão beneficente (Acervo pessoal)

O homem simples que não gosta de aparecer a  todo momento fazia questão de agradecer e ressaltar a importância de todos os voluntários que trabalhavam para o sucesso do evento, posava para as fotos –  que os amigos solicitavam – tímido, não encarando muito o fotógrafo. Em um vídeo de agradecimento publicado nas redes sociais, Mimi aparece ao lado de um cavalo e como a simplicidade sempre anda ao lado da sabedoria, sua frase foi certeira: “Vocês ajudam nós, pra nós ajudar os outros”, explicou.

Num momento em que a palavra gratidão está na crista da onda, Mimi mais uma vez teve uma atitude que demonstrou gratidão a Deus, gratidão à vida, família, aos amigos, a tudo o que conquistou. A vida do criador de cavalos quarto de milha, professor de adestramento de animais de reconhecimento internacional e treinador certamente renderia um belo romance.

A história de amor pelos cavalos nasce inspirada pelo avô que era vaqueiro no numa pequena cidade do Ceará. Como muitos nordestinos, a família de Mimi veio buscar melhores condições de vida no Estado de São Paulo, precisamente na cidade de Mariápolis, onde ele cresceu trabalhando no campo, trabalhando em fazendas, conduzindo comitivas, laçando animais.

Mimi procurou estudar e mais que isso, procurou entender o cavalo e conheceu a raça quarto de milha, quando foi trabalhar num haras em São José do Rio Preto. Ali teve contato com mais profissionais, com revistas sobre o assunto e começou a alimentar o sonho de viajar para os Estados Unidos, o berço do quarto de milha.

Foram anos de muito sacrifício até conseguir juntar recursos para a viagem aos Estados Unidos, onde ficou por um tempo e teve a oportunidade de conhecer Bob Loomis, ícone da indústria das rédeas, com mais títulos do NRHA Futurity que qualquer outro treinador. Loomis trabalha com animais desde os anos 60 e tornou-se criador nos anos 70. De acordo com publicações da área, ele é o único criador que possui três gerações de garanhões de mais de um milhão em ganhos: Topsail Cody, Topsail Whiz e West Coast Whiz. Nas palavras de Luciana Bezerra, filha de Mimi, o pai conheceu o “Pelé das rédeas”, que ficou encantado com o dom de Mimi e anos mais tarde o presenteou com um cavalo, o Gizmo Whiz, filho do famoso Topsail Whiz.

Um pouco antes, Mimi morava com a família em Lucélia e buscava um lugar para morar com a família, seguia para Panorama e ao passar por Santa Mercedes, incentivado por amigos, acabou ficando com a propriedade que hoje leva o nome de sua filha, o rancho Luciana. Ali, foi construindo sua vida, trabalhando, dando cursos, conquistando prêmios, viajando praticamente todo o País trabalhando com cavalos, ministrando cursos nos Estados Unidos e Canadá.

Hoje, aos 68 anos, destes mais de 40 anos dedicados aos cavalos, Mimi vive com simplicidade ao lado da esposa, dona Nenézia, no rancho Luciana, trabalhando, ouvindo modas de viola e, principalmente, sem se desfazer em hipótese alguma do querido Gizmo Whiz, que tem 20 anos.

Conheça um pouco sobre a história do Topsail Whiz, um cavalo acima da média

Bob Loomis e o Topsail Whiz, que morreu em 2009 (Divulgação Internet)

Vindo de uma dinastia de famosos reprodutores em Rédeas, Topsail Whiz, nascido em 1987, de propriedade do seis vezes campeão NRHA Futurity e membro do NRHA Hall of Fame, Bob Loomis, é filho de Topsail Cody, um cavalo NRHA Million Dollar Sire, e de Jeanie Whiz Bar.

Em meados de 2016, o garanhão, líder de estatísticas, alcançou um patamar que nenhum outro cavalo chegou: a marca de 11 milhões de dólares. Seus filhos, juntos, somam em prêmios nas pistas de Rédeas pela National Reining Horse Association mais de 11 milhões de dólares.

Em 2003, foi introduzido no NRHA Hall of Fame, ficando assim imortalizado na galeria dos maiores nomes de todos os tempos. Seus ganhos como competidor chegaram perto dos 50 mil dólares incluindo vitórias, entre outras, no All American Quarter Horse Congress Open Junior e no NRHA Lazy e Classic Open de 1991. O nome Topsail Whiz tornou-se sinônimo de conquistas e recordes, especialmente no mundo das Rédeas.

Topsail Whiz tem 50 filhos registrados na ABQM, sendo o mais pontuado um cavalo de Rédeas, Whiz In Chex TPC. Ele faleceu em 2009 por complicações após uma cirurgia para reparar vértebras danificadas de sua coluna vertebral.  (Fonte: NRHA).