Reprodução – Site da vakinha para a pequena Eloisa

Mais uma corrente do bem pode ser conferida na internet através do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/485551 criado no dia 26 de fevereiro, com o objetivo de arrecadar fundos para uma garotinha dracenense. O site será encerrado no dia 15 de maio deste ano, e colaborações podem ser feitas por lá.

Eloisa vai completar 5 aninhos no dia 29 deste mês é filha do casal Gabriela de Almeida Sá e Nivaldo Barreto Júnior. A criança é portadora da Síndrome de Cornélia de Lange (CdLS), foi diagnosticada com hipertrofia da adenoide em fevereiro do ano que passou quando,  além de apresentar vários quadros infecciosos, começou também a voltar pelo nariz qualquer tipo de líquido que ela ingere. Amigo da família informou à reportagem que a pequena já permaneceu internada no Hospital Regional de Presidente Prudente por seis dias.

A família de Eloisa mora em uma casinha modesta ainda em construção em Dracena e tem mais duas filhas, sendo uma de 2 e outra de 8 anos.

Eloisa necessidade de ser submetida à cirurgia para retirar a adenoide que está obstruindo 70% de uma narina e também retirar as amígdalas, para que ela possa respirar melhor, se alimentar e desenvolver a fala informa o amigo da família. Atualmente ela pesando apenas 8,5 kg.

Na sexta-feira passada ela passou por exame em Araçatuba e foi constatado que está com muito refluxo. Nos últimos 30 dias ela está muito secretiva, e mesmo medicada, a melhora é por poucas horas voltando a ficar completamente congestionada fazendo com que ela tenha muita dificuldade para se alimentar e dormir.

A cirurgia das amígdalas e adenoide é a esperança deste anjinho voltar a respirar melhor, comer, dormir, falar e ter seu desenvolvimento normal, porém é urgente, não dá mais pra esperar na fila do SUS e particular custa R$ 6.500,00.

O pai de Eloisa é motorista de caminhão de uma usina. A família necessita muito da ajuda da população.

SERVIÇO: Além do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/485551, também está disponível na Caixa Federal, agência 0302 op 13 conta 00000738-6 em nome da mãe Gabriela de Almeida Sá, CPF: 367.380.548-74.

 

O que é a Síndrome de Cornélia de Lange?

A Síndrome Cornélia de Lange é um distúrbio genético presente desde o nascimento, mas nem sempre é diagnosticada imediatamente. O distúrbio causa uma série de comprometimentos físicos, cognitivos e neurológicos. A CDLS afeta igualmente ambos os sexos e é visto em todas as raças e origens étnicas.

 

Causas

Não se sabe ao certo qual a origem desta Síndrome, todavia, alguns casos são resultantes de alterações genéticas, enquanto apresentam causa teratogênica. A grande maioria dos casos são devidos a mutações espontâneas, embora o gene desertor pode ser herdada dos pais, tornando-se autossômica dominante. Foi descrita pela primeira vez no ano de 1916, pelo médico W. Brachmann, quando realizava autópsias.

 

Características

Assim como em muitas outras síndromes, os indivíduos com CdLS apresentam fortes semelhanças uns com outros. Características típicas faciais incluem sobrancelhas finas que se unem ao centro, cílios longos e um nariz pequeno apontado para cima, e lábios finos inclinados para baixo.

Outras características incluem baixo peso no nascimento (frequentemente abaixo 2,3 kg), crescimento lento, estatura baixa, e tamanho da cabeça pequeno. Outras características podem incluir excesso de pelo no corpo e mãos e pés pequenos. Problemas médicos comuns incluem refluxo gastroesofágico, defeitos no coração, convulsões, dificuldades de alimentação, problemas de visão, perda auditiva. Diferenças de membros, incluindo falta de braços, antebraços ou dedos são encontradas em cerca de 25 por cento dos indivíduos com CdLS. Problemas comportamentais e de comunicação e atraso de desenvolvimento frequentemente existem. (Fonte: https://www.apabb.org.br/noticias/associacao-brasileira-sindrome-cornelia-de-lange-abre-as-portas-para-receber-familias-7821.html)