Estudantes da Rede Municipal de Educação de Dracena, orientados por seus professores, estão desenvolvendo ao longo da semana atividades pedagógicas em alusão à Semana da Água e combate da Dengue.

A data de 22 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água,  foi instituída no ano de 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para comemorações e realizações de atividades propiciando reflexões sobre o significado da água para a vida na Terra. Em relação à dengue, essa foi uma ação alternativa para melhoria dos índices de casos, partindo de um trabalho com princípio básico que é promover a conscientização da população.

Pensando nessa prática, foram organizadas, pelas unidades escolares municipais, dinâmicas que envolveram contações de histórias ilustradas, passeatas nas redondezas das escolas, atividades lúdicas, confecções de materiais, teatros, entre outras iniciativas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Também foram realizadas palestras de conscientização sobre a água e dengue com os alunos e professores.

A Secretária de Educação, Profa. Ms. Vanessa Redígolo Castilho, pontua que “todos os anos as escolas desenvolvem ações voltadas à utilização correta da água, e nesse ano a proposta foi ampliada nesse período, abordando a questão da dengue, que também é ensinado às crianças, com enfoque ao combate do mosquito. Foi realizada com os alunos passeatas ao entorno das unidades, com apelo em relação as duas necessidades que são urgentes”.

O Prefeito Juliano de Brito Bertolini destacou que “esse trabalho é essencial para a formação humana e deve ser explorado de maneira interdisciplinar para que os alunos sejam contemplados com saberes múltiplos e possam colocá-los em prática ao longo de suas vidas”.