O presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Jorge Duran, prefeito de Presidente Venceslau, afirmou que a associação composta por 32 cidades da região repudia a informação de que o Governo do Estado de São Paulo fará cortes no orçamento da Cultura, provocando fechamento de polos do Projeto Guri na região de Presidente Prudente.

Se confirmada a medida, serão fechados os polos do programa nas cidades de Presidente Venceslau,  Álvares Machado, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Ouro Verde, Regente Feijó, Presidente Bernardes, Rancharia, Dracena, Junqueirópolis, Tupi Paulista, Adamantina, Tarabai, Teodoro Sampaio, Nantes, Irapuru e Caiabu.

O Projeto Guri é desenvolvido pelo governo estadual em parceria com os municípios, que oferece aulas de música de graça para crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade.

O corte ocorre em todo o Estado e deve prejudicar cerca de 60 mil alunos em todo o território paulista, além de causar a demissão de centenas de profissionais. Dos 335 polos do Estado, 190 serão fechados, ou seja, 56,7%.

“Estive em contato com os deputados da região, o Ed Thomas e o Mauro Bragato, além de falar com presidentes das associações das regiões vizinhas a fim de nos mobilizar para que o Projeto Guri, que faz um trabalho muito importante há anos no Estado, não seja extinto. Todos os prefeitos desta associação estão engajados a mostrar para o governo a importância desse programa”, disse o presidente da Unipontal, Jorge Duran.

Ele solicitou junto ao governo, em nome da Unipontal, uma audiência com o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, para tratar do fechamento de polos do Projeto Guri na região.

Duran afirmou que a Unipontal irá juntar forças com os prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista – Amnap, e com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap.

“Estamos organizando uma grande mobilização com prefeitos de mais de 80 cidades que fazem parte dessas associações. A Unipontal não está indiferente nesta situação e queremos uma audiência com o Secretário para mostrar a relevância do Projeto Guri na história e formação das pessoas. É um programa que funciona há muito anos, e conheço muita gente que se desenvolveu na arte da música por meio deste projeto, gente que fez do aprendizado uma profissão. O valor cultural do projeto é imensurável e não pode deixar de existir”, afirmou Duran.