Conseguir o primeiro empego é o desejo de muitos jovens. Mas como driblar a ansiedade, a insegurança e a falta de experiência? Foi pensando nisso que o professor especialista Adriano Viepie, de Ouro Verde, desenvolveu o projeto “Manual para conseguir o primeiro emprego” dentro do curso de produção de vídeo para internet “Como ser youtuber” realizado na Instituição Novo Amanhecer (INA).
“Sabemos que os adolescentes almejam o primeiro emprego, porém as empresas buscam pessoas que já tem uma experiência na área, e sabendo deste contraste como conseguir o primeiro emprego sem experiência e com essa concorrência acirrada, foi planejado uma série que poderia ajudar aos adolescentes a conhecerem este mundo do empregador e saber como se comportar como um futuro empregado”, explicou o coordenador do projeto, professor Adriano Viepie.
A ideia da equipe era entrevistar profissionais de três grandes empresas da cidade para buscar informações relevantes para quem ainda não está no mercado de trabalho. Para auxiliar na produção das pautas e entrevistas, a equipe buscou algumas orientações com a jornalista Letícia Pinheiro, da equipe do Jornal Regional.
A série conta com três episódios e já está disponível no canal no Youtube com o nome INATV, o primeiro episódio com o gerente das Lojas Pernambucanas, Paulo Eduardo Alves da Silva, que falou sobre as regras de comportamento profissional; no segundo vídeo da série com a responsável pelas entrevistas de emprego do grupo Coimma, a técnica de RH, Gabriela Nardi, que destacou a importância da etiqueta pessoal e como se preparar para uma entrevista e, finalizando a série, o episódio com a coordenadora de Ciências Contábeis da Faculdade Reges de Dracena, Andréia Ubeda, que falou sobre a importância da capacitação e evolução profissional.
O lançamento da série foi realizado na noite da última terça-feira, 24, Dia Nacional do Jovem Aprendiz, na sede da INA, com a presença dos alunos, pais, equipe da INA e convidados.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, Dracena possui 6.615 jovens entre a idade de 15 a 24 anos. Destes, apenas 141 jovens estão trabalhando pelo projeto Jovem Aprendiz, sendo que a INA por meio do projeto emprega 123 jovens.
Episodio 1 – Regras de comportamento Profissional
Episodio 2 – Etiqueta pessoal e como se preparar para uma entrevista.
Episodio 3 – Capacitação e evolução profissional.