A palestra foca na importância da família, em especial, do papel dos pais, na prevenção ao uso de drogas e a detecção precoce na família.

Na noite de terça-feira, 1º, pais que participam do Projeto Clube de Pais, da Instituição Novo Amanhecer Guiomar C.A. da Silva, de Dracena, tiveram um encontro com o policial civil Reginaldo Rosa que ministrou uma palestra sobre responsabilidade dos pais na prevenção ao uso de drogas e a detecção precoce na família.

O policial civil apresentou um conteúdo didático sobre os riscos da dependência química, exemplificando, os tipos, efeitos e consequência do uso nocivo de drogas. Ressaltando a importância do papel dos pais em impor limites aos filhos, à medida que a família é o primeiro elo de proteção e, nessa ótica os pais são exemplos para os filhos em suas atitudes e hábitos a todo momento. Esclarecendo ainda que não existe uma regra que garanta 100% da eficácia na prevenção, que a conscientização e diálogo familiar é o que pode minimizar os danos causados pelo uso de drogas.

O Projeto Clube de Pais é coordenando pela assistente social Franciane Santos, e promove encontros como forma de fortalecimentos dos vínculos familiares. Os filhos dos participantes do Clube de Pais são jovens que estão matriculados no Projeto Jovens Adolescentes, mantido pela Instituição Novo Amanhecer – INA que atende adolescente com entre 13 a 17 anos e 10 meses, oferecendo oportunidade para que os jovens experimentem formas diferentes de interação social, se apropriem de novos conhecimentos, reelaborem suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se reposicionem quanto à sua inserção social e profissional futura. (Com Polícia Civil).

Participantes da palestra (Cedida Polícia Civil)