O município de Dracena registrou até ontem, 22, 388 casos positivos de dengue, sendo a maioria contraída na própria cidade. A chefe de Informação, Educação e Comunicação, Aline Andrade, da Vigilância Epidemiológica, comentou com a reportagem a preocupação da Saúde municipal com o avanço de casos e espera que nos próximos dias, a temperatura fique mais amena dificultando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Neste ano até o momento, segundo Aline não houve nenhum óbito por dengue na cidade. “Desde o começo do ano, foi criada a sala de hidratação junto ao PAM para receber pacientes contaminados com dengue, com isso, evitamos que os pacientes tenham maiores complicações devido à doença”, explica.

A diretora do Pronto Atendimento Médico (PAM), Nilva Maria de Paula informa que a sala está em atividade desde o dia 14 de fevereiro deste ano. Segundo ela, em média por dia são atendidos cerca de 40 pacientes. “Às vezes o número oscila um pouco para baixo ou para cima”. Nilva relata que desde esse período foram efetuadas aproximadamente 10 internações na Santa Casa de Dracena, e uma criança precisou ser transferida para Presidente Prudente, porém já está de alta.

Ela alerta que é muito importante o paciente com dengue se atentar ao tratamento, para que a doença não evolua para gravidade. “Às vezes o paciente está apresentando poucos sintomas da doença e pensa que não precisa de tratamento, mas se engana porque a situação pode se agravar devido à falta de cuidados que se deve ter”, ressalta Nilva.

O mesmo alerta faz a Vigilância Epidemiológica: a população que for atendida com suspeita de dengue seja nos postos de saúde em bairros ou no Pronto Atendimento Municipal (PAM) deve seguir as orientações – comparecimento na unidade, hidratação quando recomendado e coleta de exame na data solicitada.

Conforme a VE, essas orientações são necessárias devido ao risco de complicações da doença. Isso é de extrema importância para que este paciente seja acompanhado e seu quadro não tenha complicações. Então fique atento aos sintomas: febre, dores no corpo e de cabeça, náuseas, dores nas articulações.

Além do PAM, em Dracena há serviço de hidratação para os pacientes com dengue nas UBSs dos Jardins Jussara e Brasilândia.