Nos dois primeiros dias da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza iniciada em todo o país na quarta-feira que passou a procura no Postão em Dracena foi moderada. A informação é da enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Karina Akiyama.

Na cidade, a estimativa é imunizar uma população de 16.684 pessoas. O público de 6 meses até 2 anos, é estimado em 776 crianças; crianças de 4 anos, 1.318; trabalhadores de saúde, 2.840; gestantes, 380; puérperas 64; idosos 7.200; professores 755 e portadores de comorbidades, 2.800.

O dia ‘D’ da Campanha será no dia 4 de maio, em locais que serão divulgados em breve.

Em Dracena, a vacina pode ser encontrada no Centro de Saúde ‘Dr. Takashi Enokibara’ (Postão), na sala de vacina, de segunda à sexta-feira, das 7h às 15h.

Familiares que têm em casa pessoas acamadas é necessário deixar o nome e endereço nas unidades de saúde, para que sejam vacinadas em suas residências no dia D da Campanha.

É importante levar a carteira de vacinação e o Cartão Nacional do SUS (CNS) e professores também precisam apresentar obrigatoriamente um documento com foto e holerite do mês anterior.

CONFIRA O PÚBLICO DE CADA ETAPA

– A partir do dia 10 de abril: crianças de 06 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto);

– A partir do dia 22 de abril: pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas (com comprovante).

PANORAMA DA GRIPE NO BRASIL

Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação para o estado, que já está vacinando a população desde o dia 20 de março.

TRATAMENTO DA GRIPE

O uso do antiviral fosfato de oseltamivir é indicado para os casos de síndrome respiratória aguda grave e casos de síndrome gripal, de acordo com o Protocolo de Tratamento de Influenza 2017, do Ministério da Saúde. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

Todos os estados estão abastecidos com o medicamento e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do oseltamivir aos estados.

MOVIMENTO VACINA BRASIL

Ainda durante o lançamento da campanha de influenza, o ministro da Saúde irá reforçar o Movimento Vacina Brasil, lançado nesta terça-feira (9), em Brasília, durante a Marcha dos Prefeitos. Trata-se de uma iniciativa do Governo Federal para reverter o quadro de queda das coberturas vacinais no país nos últimos anos, que é uma das prioridades da gestão atual. O movimento será difundido ao longo de todo o ano, não apenas durante as campanhas de vacinação, e vai reunir uma série de ações integradas entre órgãos públicos e empresas, para conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública.