A Clínica Psicológica da Unifadra que oferece atendimento gratuito à comunidade de Dracena e municípios da microrregião nos últimos cinco anos apresentou crescimento na procura pelo atendimento psicológico. A coordenadora do curso de Psicologia (Unifadra), professora Andréa Frizo de Carvalho Barbosa, mestre em neurociências e comportamento – USP – explica que a demanda crescente, maioria de moradores de Dracena, talvez seja por mais conhecimento da clínica escola pela comunidade, mas certamente por um maior adoecimento psíquico da população, o que segundo Andréa exige a busca por cuidados na área da saúde mental.

A coordenadora diz que o número de atendimentos prestados na clínica escola sofre uma variação devido ao número de acadêmicos nos anos finais da formação, mas em média, desde 2015 vem sendo realizados cinco mil atendimentos por ano.

A clínica escola do curso de Psicologia iniciou as atividades em 2009 e tem como finalidade básica possibilitar o treinamento de alunos, mediante a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, o que pode contribuir para a formação de profissionais adequadamente habilitados e capazes de expandir os fazeres psicológicos em consonância com as novas realidades e demandas sociais, políticas e culturais da atualidade, pontua a coordenadora. “Além disso, também exercem um papel social de extrema importância, uma vez que oferecem à população economicamente desfavorecida uma possibilidade de acesso a serviços psicológicos gratuitos”.

Andréa informa que todo paciente inicia o atendimento na clínica através de uma entrevista de triagem (que tem por objetivo avaliar e identificar o tipo de atendimento que melhor atende as necessidades do cliente) e aguarda uma vaga para atendimento (psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional, avaliação e atendimento em psicoterapia individual e em grupo).

Ela lembra que todos os serviços oferecidos à comunidade são conduzidos por estagiários dos 4º e 5º anos do curso de graduação em Psicologia e supervisionados por professores-psicólogos contratados pela Unifadra-Fundec (mantenedora da clínica escola).

“São atendidas pessoas de diferentes faixas-etárias (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e de ambos os sexos. Não são adotados critérios de exclusão relacionados à faixa social: todas as pessoas que buscam atendimento, independente de sua condição socioeconômica, são acolhidas e encaminhadas para os atendimentos que necessitam. Mas nota-se uma maior procura por pessoas com menor poder aquisitivo, ou seja, economicamente desfavorecidas”.

A clínica psicológica recebe e trata de problemas variados, desde questões que envolvem dificuldades de aprendizagem à ansiedade, depressão e outras psicopatologias.

SERVIÇO: Para ser atendido é preciso fazer contato pelo telefone 3821-2068 para agendamento da triagem. O atendimento é gratuito. A clínica está localizada na avenida Vitória, 209, bairro Metrópole, Dracena e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.