O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) está realizando uma fiscalização ordenada em 275 Delegacias de Polícia da capital, interior e litoral para verificar – em tempo real – as condições de trabalho e atendimento á população. A ação, com início às 8h00 desta terça-feira (30/4), está sendo de forma concomitante em 225 cidades paulistas.
O objetivo da fiscalização é vistoriar as condições de trabalho das delegacias (acessibilidade, instalações, conforto, limpeza, equipamentos); verificar questões funcionais e de pessoal (escalas de trabalho, controle de ponto, e efetivo); checar quesitos de uso, controle de equipamentos (viaturas, equipamentos informática, mobiliário, almoxarifado e materiais de consumo) e outras possíveis ocorrências.
Os fiscais do TCE ainda realizam uma pesquisa de satisfação com servidores e a população atendida de modo a verificar o nível de satisfação com os serviços e infraestrutura dos locais visitados. As informações constarão de um relatório preliminar, bem como fotos e vídeos da ação fiscalizatória serão tabuladas e divulgadas pelo Tribunal de Contas ao final do dia.
. Fiscalizações Ordenadas
Realizadas desde 2016 pela Corte de Contas paulista, as ‘fiscalizações ordenadas’ são realizadas de forma surpresa – nas quais os agentes de fiscalização saem a campo, de forma concomitante e em tempo real, para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos.
As fiscalizações ordenadas’ consistem no deslocamento de agentes para inspecionar ‘in loco’, diversas áreas da Administração como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos, segurança, entre outras.
Delegacias de Polícia do Estado de São Paulo Fiscalização Ordenada:
São ações de fiscalização promovidas pelo TCE, realizadas de forma surpresa – na qual os agentes de fiscalização saem a campo, de forma concomitante e em tempo real, para avaliar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos em políticas e serviços públicos. Realizadas desde 2016, as ‘fiscalizações ordenadas’ consistem no deslocamento de agentes da fiscalização para inspecionar ‘in loco’, diversas áreas da Administração como transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos, segurança,
entre outras.
– Objetivo
. Vistoriar as condições de trabalho das delegacias (acessibilidade, instalações, conforto, limpeza);
. Verificar questões funcionais e de pessoal (escalas de trabalho, controle de ponto, e efetivo);
. Checar o atendimento ao cidadão – pesquisa de satisfação (população-cidadão);
. Checar condições de trabalho – pesquisa de satisfação (servidores carreira policial) e;
. Verificar quesitos de uso, controle de equipamentos (viaturas / equipamentos informática e mobiliário/almoxarifado / instalações físicas/AVCB e materiais de consumo) e outras possíveis ocorrências.
– Total de Delegacias a serem fiscalizadas:
275 Delegacias de Polícia (DP´s)
– Quantidade de municípios:
225 cidades (Interior, litoral, capital e região metropolitana)
– Horário:
8h00 às 14h00
– Quantidade de Fiscais envolvidos:
280 Agentes
Veja as Delegacias Fiscalizadas: