A campanha nacional de vacinação da gripe terminará na semana que vem sexta-feira, dia 31. Em Dracena, a dose da vacina pode ser encontrada no Postão Dr. Takashi Enokibara, de segunda a sexta das 7h às 15h, na sala de vacina. É importante levar a carteira de vacinação.

A médica pediatra e pneumologista da Clínica Neurovida, Fernanda Guimarães informou ao Jornal do Brasil ontem, que muitas pessoas ainda não se vacinaram.

Segundo ela, esse dado preocupa ainda mais quando se trata da imunização de crianças. “A gripe possui sintomas mais agressivos que um resfriado comum e pode ter como complicação um quadro de pneumonia ou insuficiência respiratória aguda, levando a internação e até a morte. Por isso, crianças na faixa etária de seis meses até cinco anos devem ser vacinadas, além daquelas com doenças congênitas, cardíacas, problemas pulmonares ou doenças renais e metabólicas. A vacina só é contra indicada para crianças com histórico de alergia aos componentes da vacina e que já tiveram reação grave ao receberem alguma dose anterior. Bebês com menos de seis meses também não devem tomar e crianças com imunodeficiência, os responsáveis devem conversar com seus pediatras”.

A médica prosseguiu explicando que mesmo crianças com quadro de alergia ao ovo devem ser vacinadas, segundo ultimo consenso da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, pelo fato da fração de proteína presente na vacina da gripe ser muito pequena.

Em caso de uma doença febril moderada ou grave, recomenda-se adiar a vacinação até a cura completa do quadro para que as manifestações da doença não sejam atribuídas à vacina. Em alguns casos, recomenda-se esperar pelo menos 24 horas sem febre.

Ainda conforme a médica é importante frisar que a vacina da gripe não provoca gripe. “Vale lembrar que os antígenos (substâncias responsáveis pela formação de anticorpos) utilizados na vacina são mortos e não são capazes de causar qualquer infecção. Caso aconteça algum sintoma de gripe, pode ser pelo fato da criança ter entrado em contato com outro tipo de vírus, que a vacina não cobre”.

As reações comuns da vacina são febre baixa, mal estar, dor muscular. Isso pode surgir no período de 6 a 12h após a aplicação e persistir por 1 a 2 dias. As reações ocorrem em menos de 1% das pessoas e são mais frequentes em indivíduos que não tiveram um contato anterior com os antígenos da gripe.