Os cursos são voltados para eletrotécnicos (Vanessa Matsumoto/JR)

Trinta e um homens e uma mulher estão fazendo o curso de “Energia Solar Fotovoltaica – Conceito e Aplicações” oferecido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Senai e a empresa francesa Total Eren, responsável pela instalação das três usinas fotovoltaicas na cidade. Os alunos são divididos em duas turmas (16 alunos cada) e estudam nas noites de segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras, na sede do Senai.

O curso termina neste mês de maio e, em seguida, as turmas iniciam o curso também gratuito “Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica” com término previsto para agosto. Em ambos os cursos, ter concluído o curso técnico em eletrotécnica e experiência de no mínimo seis meses em manutenção industrial foram pré-requisitos exigidos.

De acordo com o gerente da Total Eren, Alex Amorim, após a conclusão dos dois cursos, os participantes estarão capacitados para atuar na instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, no âmbito residencial, comercial e industrial.  “Nos últimos anos, a energia solar fotovoltaica vem se tornando uma tendência no Brasil. Profissionais capacitados nessa área serão muito bem vistos no mercado de trabalho”, avaliou.