Criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado hoje – 31 de maio –. Em Dracena, os fumantes tanto da cidade como da região podem buscar tratamento gratuito no CAPS ad II de Dracena (Centro de Atenção Psicossocial). São 12 municípios atendidos: Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, São João do Pau D’ Alho, Monte Castelo, Tupi Paulista, Ouro Verde, Junqueirópolis, Irapuru, Flora Rica e Pacaembu.
De acordo com a psicóloga e coordenadora da unidade CAPS ad II de Dracena, Iraci Pereira Lobo Parizotto, 82 pessoas estão em atendimento. Deste número, 25 são homens e 57 são mulheres, alguns já pararam de fumar.
Ela explicou que o tratamento é realizado através de grupos. Assim que começar o tratamento, o paciente passa por uma consulta antes de iniciar a abordagem cognitivo-comportamental.
“Nessa consulta, o profissional de saúde avalia a motivação do paciente em deixar de fumar, seu nível de dependência física a nicotina, se há indicação e/ou contra-indicação de uso do apoio medicamentoso, existência de co-morbidades psiquiátricas, e colher sua história clinica”, disse.
Ainda de acordo com a diretora, a abordagem cognitivo-comportamental consiste em sessões individuais ou em grupo de apoio, entre 10 a 15 participantes, coordenados por um ou dois profissionais de saúde de nível superior: quatro sessões iniciais, estruturadas, preferencialmente semanais, seguidas de duas sessões com os participantes, em seguida haverá uma reunião mensal aberta com participação de todos os grupos para prevenção da recaída até completar um ano.
Na unidade localizada na rua Frederico Ozanan, n.º 2.59, no Jardim Jussara, equipe multidisciplinar é composta por médico clínico geral, psiquiatra, enfermeira, assistente social e psicólogo.
Interessados podem comparecer diretamente ao local ou por meio de encaminhamento de outras unidades. O telefone para contato é (18) 3822-4050. O horário de funcionamento é das 7h às 17h.
DIA MUNDIAL SEM TABACO – Em alusão à data, o CAPS realizou algumas atividades. Ontem, o policial civil Reginaldo Rosa dos Santos, Dig Dracena, promoveu palestra na unidade. Hoje, a programação começa mais cedo, às 8h30, com palestra ministrada pelos profissionais da equipe CAPS aos pacientes e convidados.
Os profissionais que farão a palestra são: Angélica Maria L. Mansano Garcia; Grasielle Ap. Santana (psicóloga da unidade) com o tema: A dependência a Nicotina; Camila Zanetti de S.R. Pigari (enfermeira da unidade) com o tema: sintomas e causas; Maraísa dos Santos Fernandes (assistente social) aspectos sociais que envolvem o Tabagismo, Josimara Rodrigues Figueredo (assistente social) e o fechamento com depoimentos dos pacientes do tabaco e autoridades presentes e autoridades presentes.
SERVIÇO – Endereço: Rua Frederico Ozanan, n.º 2.591-Jardim Jussara. Telefone: 18-3822-4050. O horário de funcionamento das 7h às 17h.