As Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Infantil “Prof. Sérgio Liberatti” (Distrito de Jaciporã), “Amador Franco da Silveira” (Distrito de Jamaica), “João Vendramini”, “Prof. Waldomiro Machado” e “Ottília Braz Noguerol”, promoveram atividades interativas e diferenciadas voltadas à astronomia, com competição de foguetes.
A iniciativa se deu pela adesão no ano de 2019 para participação à 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) aos alunos do ensino fundamental e médio de todo o território nacional.
A competição de foguetes faz parte de uma das etapas da olimpíada, feita por meio de confecções dos mesmos pelos estudantes, sob orientações dos professores, de acordo com a faixa etária dos alunos.
Para a secretária de Educação, Profa. Ms. Vanessa Redígolo Castilho, “o trabalho realizado pelos profissionais das escolas e pelos alunos foi riquíssimo, pois permitiu uma experiência prática, provocando a participação ativa de todos os envolvidos e inclusive, de acordo com as gestoras, envolvendo a comunidade”. Ressalta ainda que “isso tem um significado grandioso para a educação”.
Os alunos também participaram da etapa com prova de múltipla escolha que faz parte de uma das etapas da competição. Além das atividades votadas aos estudantes, os professores tiveram a oportunidade de realizar cursos à distância oferecidos pela organização da olimpíada.